Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Raquel Gularte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188645
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_1474e63b46b6da098bdaca5ed5e1229f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188645
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'ArtesEngenharia e gestão do conhecimentoObjetos de aprendizagemMídia digitalArteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.Este trabalho emerge de um cenário, no qual imagens são mídias de conhecimento em uma sociedade na qual o tempo e a distância são superados por meio das TICs. A velocidade toma conta e o olhar se torna passivo diante da profusão de imagens e da liquidez das coisas. Esta pesquisa de mestrado parte dessa problemática e busca no campo da arte-educação fundamentos e métodos para conceber o protótipo de um objeto de aprendizagem (OA) voltado para a educação do olhar e de um sujeito crítico e autônomo. Esse OA, denominado c?Artes, conduz o usuário por uma atividade de leitura de imagens e fornece informações de contextualização, permitindo também o compartilhamento dessas percepções. Estão presentes no c?Artes o método de leitura de imagem, proposto por Feldman; a intertextualidade, abordada por Feldman e também Kehrwald; o conceito de mediação enquanto artefato tecnológico que media o ensino/aprendizagem, e enquanto concepção pedagógica que prioriza a sensibilização do olhar, a construção de sentidos de forma não impositiva; a ideia de contextualização, que reconhece como importante a compreensão do contexto da obra e disponibiliza para o usuário diferentes informações acerca das imagens; e, por fim, a ideia de compartilha-mento/socialização como meio de construção do conhecimento. Trata-se de pesquisa aplicada, com cunho qualitativo. O desenvolvimento do OA é apresentado a partir do método de Nunamaker, Chen e Purdin, considerados pioneiros da Design Science Research, enquanto pesquisa científica para produção de artefatos tecnológicos. Também é apresentada a construção do OA enquanto protótipo funcional, incluindo sua avaliação, que contou com especialistas em conteúdo e com testes de usabilidade propostos por Baranauskas e Rocha. As avaliações apontaram como positivas muitas das características do OA e também identificaram problemas de diferentes tipos e graus, que foram organizados associados a recomendações, para que se implemente em futuras versões.Abstract : This work emerges from a scenario whereupon the images are the knowledge media, in a society in which the ICTs surpass time and distance. In face of this, we prioritize the quickness and end up being passive upon the image profusion and liquidity of things. Based on that question, this research seeks fundamentals and methods in the art-education field, in order to conceive a Learning Object (LO) prototype that can help educating a subject as a critical and independent individual. The LO in question, c?Artes, steer the user through an image reading lesson, and provides contextualized information, allowing the sharing of the user?s perceptions. In the LO c?Artes, some methods were used, such as image reading method, as proposed by Feldman; intertextuality, also proposed by Feldman and by Kehrwald; the mediation concept while technological artifact that measured the teaching/learning process, and also as pedagogical conception that prioritize the look awareness and the non-coercive sense building; the idea of contextualization, that recognizes as essential the work context comprehension and provides to the user varied information about the images; and, finally, the concept of sharing/socialization as a mean to knowledge building. This is an applied and qualitative research. The LO development is based on Nunamaker, Chen and Purdin?s method, regarded as the precursor of Design Science Research as scientific research for artifacts production, specially system production. In addition to the pedagogical conception, whose fundamentals are presented in Chapter 3, the building of the LO as a functional prototype is presented in Chapter 4, including its evaluation, based on the opinions of content specialists and on usability trials, as proposed by Baranauskas and Rocha. The evaluation authenticate many of the LO?s characteristics, and identified different kinds of problems, that were organized in association with recommendations, in an effort to be solved in future versions of the LO.Ulbricht, Vânia RibasVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiroz, Raquel Gularte2018-07-26T04:03:35Z2018-07-26T04:03:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 p.| il.application/pdf353166https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188645porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T04:03:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188645Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-26T04:03:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
title Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
spellingShingle Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
Queiroz, Raquel Gularte
Engenharia e gestão do conhecimento
Objetos de aprendizagem
Mídia digital
Arte
title_short Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
title_full Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
title_fullStr Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
title_full_unstemmed Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
title_sort Construção e compartilhamento de conhecimento através do objeto de aprendizagem c'Artes
author Queiroz, Raquel Gularte
author_facet Queiroz, Raquel Gularte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
Vanzin, Tarcisio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Raquel Gularte
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Objetos de aprendizagem
Mídia digital
Arte
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Objetos de aprendizagem
Mídia digital
Arte
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-26T04:03:35Z
2018-07-26T04:03:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 353166
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188645
identifier_str_mv 353166
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651929880887296