OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vanessa Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida, Catapan, Araci Hack
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento.
id UNIMES-1_c6ff5cb721d8ded0070185b707adf6e7
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/905
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICASEducação, Educação a DistanciaObjeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem.O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 127-14519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905/962https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/905/374Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Vanessa NascimentoNascimento, Heluiza Ormelez de AlmeidaCatapan, Araci Hack2020-12-02T23:29:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/905Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:29:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
title OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
spellingShingle OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
Mendes, Vanessa Nascimento
Educação, Educação a Distancia
Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem.
title_short OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
title_full OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
title_fullStr OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
title_full_unstemmed OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
title_sort OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
author Mendes, Vanessa Nascimento
author_facet Mendes, Vanessa Nascimento
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
Catapan, Araci Hack
author_role author
author2 Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
Catapan, Araci Hack
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Vanessa Nascimento
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
Catapan, Araci Hack
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Educação a Distancia
Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem.
topic Educação, Educação a Distancia
Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem.
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905/962
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/905/374
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 127-145
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275315716096