OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento. |
id |
UNIMES-1_c6ff5cb721d8ded0070185b707adf6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/905 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICASEducação, Educação a DistanciaObjeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem.O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 127-14519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905/962https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/905/374Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Vanessa NascimentoNascimento, Heluiza Ormelez de AlmeidaCatapan, Araci Hack2020-12-02T23:29:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/905Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:29:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
title |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
spellingShingle |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS Mendes, Vanessa Nascimento Educação, Educação a Distancia Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem. |
title_short |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
title_full |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
title_fullStr |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
title_sort |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇOES PRÁTICAS |
author |
Mendes, Vanessa Nascimento |
author_facet |
Mendes, Vanessa Nascimento Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida Catapan, Araci Hack |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida Catapan, Araci Hack |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Vanessa Nascimento Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida Catapan, Araci Hack |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Educação a Distancia Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem. |
topic |
Educação, Educação a Distancia Objeto de aprendizagem; mídia do conhecimento; aprendizagem. |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre os objetos digitais de ensino aprendizagem (ODEA) e sua aplicação em diferentes ambientes de ensino. Com o objetivo de demonstrar que os ODEAs podem ser utilizados enquanto ferramenta de apoio didático-pedagógico, este trabalho analisa as relações entre mídia, conhecimento e educação, sendo mídia aqui entendida enquanto objeto de aprendizagem, conhecimento o conteúdo destes objetos e educação o processo de ensino-aprendizagem buscado. A metodologia se baseia em pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de publicações de duas bases de dados envolvendo as palavras-chave: objetos de aprendizagem e aplicação. Conclui tecendo considerações acerca da aplicação dos ODEAs nos diversos contextos trazidos pela literatura, ressaltando a sua contribuição no processo ensino-aprendizagem como mediador do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/905/962 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/905/374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 127-145 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275315716096 |