AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DOS PROGRAMAS CONEXÕES DE SABERES E ESCOLA ABERTA
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35833 |
Resumo: | Evidenciar fatores que fortalecem ou fragilizam a permanência de estudantes na universidade pública, é o objetivo deste artigo, a partir de uma auto-avaliação realizada pelos bolsistas do Programa Conexões de Saberes - UFPE. O Programa, promovido pelo Ministério da Educação, visa estimular um maior diálogo entre a academia e as comunidades populares, propiciando trocas de saberes, experiências e demandas entre as partes. Utilizou-se o método indutivo, para o estudo de caso da parceria dos programas Conexões de Saberes e Escola Aberta, a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado, de forma não aleatória, com todos os bolsistas da IFES que estão atuando nessa articulação, no âmbito da Região Metropolitana do Recife. A análise foi descritiva, apresentando os dados coletados no universo de 109 bolsistas, dos quais 50 correspondem à base amostral, por terem respondido o questionário em tempo hábil. Conclui-se que a Parceria contribui para a melhoria da permanência, lastreada na aprovação de variáveis como “confiança da família em suas opiniões”, “ser considerado um exemplo para outros jovens em sua comunidade”, “mais acesso à capacitação em pesquisa científica”, “contribuição da bolsa para aquisição de computador” e “mais acesso a orientação para entrada na pós-graduação”, entre outras. |
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