O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morem, Sandra Helena Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151705
Resumo: O curso de especialização em Gestão escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica - MEC/FACED – UFRGS, veio ao encontro de meu objetivo principal como vice-diretora de uma escola municipal de Porto Alegre, uma vez que o Plano de Ação desta gestão baseia-se nos princípios de democracia e transparência. Construí um Projeto de Intervenção com o foco no fortalecimento do Conselho Escolar, a fim de aumentar a participação da comunidade na escola, nas reuniões, nas atividades culturais e nos movimentos realizados pela comunidade dentro e fora da escola. Acreditando em uma gestão efetivamente democrática, com as ações propostas neste trabalho, pretendi minimizar o problema do fracasso escolar, evasão, infrequência e indisciplina, além da desmotivação dos alunos, o que tem aumentado gradativamente no decorrer dos anos. Com este pensamento, baseada Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que coloca a educação como um ato de intervenção no mundo, construí meu planejamento. Também, Cury (2007), Werle (2003) e Franco (2003) são alguns dos autores que embasaram o presente trabalho. A pesquisa-ação foi baseada na realização de reuniões com a comunidade e questionários para investigar o conhecimento sobre o Conselho Escolar. Até o momento, conseguimos uma maior representação da comunidade na eleição do Conselho Escolar e na formação deste, mas muito ainda precisa ser feito. Desenvolvi ações que envolveram todos os segmentos do Conselho Escolar com planejamento de projetos participativos dentro da escola, priorizando a participação dos educandos como parte da comunidade escolar e agentes de transformação.
id UFRGS-2_19c86845d8a7042ff9a5090dbb2d2858
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151705
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morem, Sandra Helena DiasMoraes, Jaira Coelho2017-02-14T02:23:57Z2015http://hdl.handle.net/10183/151705001001942O curso de especialização em Gestão escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica - MEC/FACED – UFRGS, veio ao encontro de meu objetivo principal como vice-diretora de uma escola municipal de Porto Alegre, uma vez que o Plano de Ação desta gestão baseia-se nos princípios de democracia e transparência. Construí um Projeto de Intervenção com o foco no fortalecimento do Conselho Escolar, a fim de aumentar a participação da comunidade na escola, nas reuniões, nas atividades culturais e nos movimentos realizados pela comunidade dentro e fora da escola. Acreditando em uma gestão efetivamente democrática, com as ações propostas neste trabalho, pretendi minimizar o problema do fracasso escolar, evasão, infrequência e indisciplina, além da desmotivação dos alunos, o que tem aumentado gradativamente no decorrer dos anos. Com este pensamento, baseada Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que coloca a educação como um ato de intervenção no mundo, construí meu planejamento. Também, Cury (2007), Werle (2003) e Franco (2003) são alguns dos autores que embasaram o presente trabalho. A pesquisa-ação foi baseada na realização de reuniões com a comunidade e questionários para investigar o conhecimento sobre o Conselho Escolar. Até o momento, conseguimos uma maior representação da comunidade na eleição do Conselho Escolar e na formação deste, mas muito ainda precisa ser feito. Desenvolvi ações que envolveram todos os segmentos do Conselho Escolar com planejamento de projetos participativos dentro da escola, priorizando a participação dos educandos como parte da comunidade escolar e agentes de transformação.application/pdfporGestão democráticaConselho da escolaAlunoProfessorFamíliaProjeto pedagógicoO conselho escolar como instrumento na democratização da gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001942.pdf001001942.pdfTexto completoapplication/pdf593641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151705/1/001001942.pdf9269c63337e8e4da2aa983ad66ecdbacMD51TEXT001001942.pdf.txt001001942.pdf.txtExtracted Texttext/plain61958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151705/2/001001942.pdf.txt08e610b57073614c4f7cb770701d13f8MD5210183/1517052017-02-15 02:28:15.836123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
title O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
spellingShingle O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
Morem, Sandra Helena Dias
Gestão democrática
Conselho da escola
Aluno
Professor
Família
Projeto pedagógico
title_short O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
title_full O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
title_fullStr O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
title_full_unstemmed O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
title_sort O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
author Morem, Sandra Helena Dias
author_facet Morem, Sandra Helena Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morem, Sandra Helena Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jaira Coelho
contributor_str_mv Moraes, Jaira Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselho da escola
Aluno
Professor
Família
Projeto pedagógico
topic Gestão democrática
Conselho da escola
Aluno
Professor
Família
Projeto pedagógico
description O curso de especialização em Gestão escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica - MEC/FACED – UFRGS, veio ao encontro de meu objetivo principal como vice-diretora de uma escola municipal de Porto Alegre, uma vez que o Plano de Ação desta gestão baseia-se nos princípios de democracia e transparência. Construí um Projeto de Intervenção com o foco no fortalecimento do Conselho Escolar, a fim de aumentar a participação da comunidade na escola, nas reuniões, nas atividades culturais e nos movimentos realizados pela comunidade dentro e fora da escola. Acreditando em uma gestão efetivamente democrática, com as ações propostas neste trabalho, pretendi minimizar o problema do fracasso escolar, evasão, infrequência e indisciplina, além da desmotivação dos alunos, o que tem aumentado gradativamente no decorrer dos anos. Com este pensamento, baseada Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que coloca a educação como um ato de intervenção no mundo, construí meu planejamento. Também, Cury (2007), Werle (2003) e Franco (2003) são alguns dos autores que embasaram o presente trabalho. A pesquisa-ação foi baseada na realização de reuniões com a comunidade e questionários para investigar o conhecimento sobre o Conselho Escolar. Até o momento, conseguimos uma maior representação da comunidade na eleição do Conselho Escolar e na formação deste, mas muito ainda precisa ser feito. Desenvolvi ações que envolveram todos os segmentos do Conselho Escolar com planejamento de projetos participativos dentro da escola, priorizando a participação dos educandos como parte da comunidade escolar e agentes de transformação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151705
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001942
url http://hdl.handle.net/10183/151705
identifier_str_mv 001001942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151705/1/001001942.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151705/2/001001942.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9269c63337e8e4da2aa983ad66ecdbac
08e610b57073614c4f7cb770701d13f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523578605568