O conselho escolar como instrumento na democratização da gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151705 |
Resumo: | O curso de especialização em Gestão escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica - MEC/FACED – UFRGS, veio ao encontro de meu objetivo principal como vice-diretora de uma escola municipal de Porto Alegre, uma vez que o Plano de Ação desta gestão baseia-se nos princípios de democracia e transparência. Construí um Projeto de Intervenção com o foco no fortalecimento do Conselho Escolar, a fim de aumentar a participação da comunidade na escola, nas reuniões, nas atividades culturais e nos movimentos realizados pela comunidade dentro e fora da escola. Acreditando em uma gestão efetivamente democrática, com as ações propostas neste trabalho, pretendi minimizar o problema do fracasso escolar, evasão, infrequência e indisciplina, além da desmotivação dos alunos, o que tem aumentado gradativamente no decorrer dos anos. Com este pensamento, baseada Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que coloca a educação como um ato de intervenção no mundo, construí meu planejamento. Também, Cury (2007), Werle (2003) e Franco (2003) são alguns dos autores que embasaram o presente trabalho. A pesquisa-ação foi baseada na realização de reuniões com a comunidade e questionários para investigar o conhecimento sobre o Conselho Escolar. Até o momento, conseguimos uma maior representação da comunidade na eleição do Conselho Escolar e na formação deste, mas muito ainda precisa ser feito. Desenvolvi ações que envolveram todos os segmentos do Conselho Escolar com planejamento de projetos participativos dentro da escola, priorizando a participação dos educandos como parte da comunidade escolar e agentes de transformação. |
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