SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
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Data de Publicação: | 2017 |
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Resumo: | RESUMO: Este artigo trata da articulação entre responsabilidades familiares, trabalho remunerado e estudos na educação profissional e tecnológica. No contexto da crise estrutural do capital, verificam-se as tentativas para adequar a classe trabalhadora ao discurso liberal ao enfatizar que as soluções para as crises do capitalismo e para a pobreza estão na adoção de uma postura empreendedora, pautada numa lógica de capacitação individual, em uma lógica que responsabiliza os indivíduos pelos seus fracassos. A No entanto, não são problematizadas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadoresestudantes e com responsabilidades familiares e nem quais as condições objetivas que possuem para dar conta dos projetos de escolarização. Pretende-se analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com os principais agentes do Instituto Federal de Santa Catarina: gestores, servidores e estudantes. Espera-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores – estudantes com responsabilidades familiares e apontar possibilidades de ampliação da atuação do IFSC. |
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SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?EstudanteTrabalhadorEducação Profissional e TecnológicaRESUMO: Este artigo trata da articulação entre responsabilidades familiares, trabalho remunerado e estudos na educação profissional e tecnológica. No contexto da crise estrutural do capital, verificam-se as tentativas para adequar a classe trabalhadora ao discurso liberal ao enfatizar que as soluções para as crises do capitalismo e para a pobreza estão na adoção de uma postura empreendedora, pautada numa lógica de capacitação individual, em uma lógica que responsabiliza os indivíduos pelos seus fracassos. A No entanto, não são problematizadas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadoresestudantes e com responsabilidades familiares e nem quais as condições objetivas que possuem para dar conta dos projetos de escolarização. Pretende-se analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com os principais agentes do Instituto Federal de Santa Catarina: gestores, servidores e estudantes. Espera-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores – estudantes com responsabilidades familiares e apontar possibilidades de ampliação da atuação do IFSC.2017-10-13T21:55:31Z2017-10-13T21:55:31Z2017-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-64093-50-8https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180185Moraes, Patrícia Maccariniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T21:55:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-13T21:55:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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