SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Patrícia Maccarini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180185
Resumo: RESUMO: Este artigo trata da articulação entre responsabilidades familiares, trabalho remunerado e estudos na educação profissional e tecnológica. No contexto da crise estrutural do capital, verificam-se as tentativas para adequar a classe trabalhadora ao discurso liberal ao enfatizar que as soluções para as crises do capitalismo e para a pobreza estão na adoção de uma postura empreendedora, pautada numa lógica de capacitação individual, em uma lógica que responsabiliza os indivíduos pelos seus fracassos. A No entanto, não são problematizadas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadoresestudantes e com responsabilidades familiares e nem quais as condições objetivas que possuem para dar conta dos projetos de escolarização. Pretende-se analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com os principais agentes do Instituto Federal de Santa Catarina: gestores, servidores e estudantes. Espera-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores – estudantes com responsabilidades familiares e apontar possibilidades de ampliação da atuação do IFSC.
id UFSC_1504a78a0bb576bf1e2507c7f6318c07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180185
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?EstudanteTrabalhadorEducação Profissional e TecnológicaRESUMO: Este artigo trata da articulação entre responsabilidades familiares, trabalho remunerado e estudos na educação profissional e tecnológica. No contexto da crise estrutural do capital, verificam-se as tentativas para adequar a classe trabalhadora ao discurso liberal ao enfatizar que as soluções para as crises do capitalismo e para a pobreza estão na adoção de uma postura empreendedora, pautada numa lógica de capacitação individual, em uma lógica que responsabiliza os indivíduos pelos seus fracassos. A No entanto, não são problematizadas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadoresestudantes e com responsabilidades familiares e nem quais as condições objetivas que possuem para dar conta dos projetos de escolarização. Pretende-se analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com os principais agentes do Instituto Federal de Santa Catarina: gestores, servidores e estudantes. Espera-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores – estudantes com responsabilidades familiares e apontar possibilidades de ampliação da atuação do IFSC.2017-10-13T21:55:31Z2017-10-13T21:55:31Z2017-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-64093-50-8https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180185Moraes, Patrícia Maccariniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-13T21:55:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-13T21:55:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
title SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
spellingShingle SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
Moraes, Patrícia Maccarini
Estudante
Trabalhador
Educação Profissional e Tecnológica
title_short SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
title_full SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
title_fullStr SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
title_full_unstemmed SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
title_sort SER TRABALHADOR E ESTUDANTE COM RESPONSABILIDADES FAMILIARES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma articulação possível?
author Moraes, Patrícia Maccarini
author_facet Moraes, Patrícia Maccarini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Patrícia Maccarini
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante
Trabalhador
Educação Profissional e Tecnológica
topic Estudante
Trabalhador
Educação Profissional e Tecnológica
description RESUMO: Este artigo trata da articulação entre responsabilidades familiares, trabalho remunerado e estudos na educação profissional e tecnológica. No contexto da crise estrutural do capital, verificam-se as tentativas para adequar a classe trabalhadora ao discurso liberal ao enfatizar que as soluções para as crises do capitalismo e para a pobreza estão na adoção de uma postura empreendedora, pautada numa lógica de capacitação individual, em uma lógica que responsabiliza os indivíduos pelos seus fracassos. A No entanto, não são problematizadas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadoresestudantes e com responsabilidades familiares e nem quais as condições objetivas que possuem para dar conta dos projetos de escolarização. Pretende-se analisar esta temática por meio de uma pesquisa qualitativa a ser realizada com os principais agentes do Instituto Federal de Santa Catarina: gestores, servidores e estudantes. Espera-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores – estudantes com responsabilidades familiares e apontar possibilidades de ampliação da atuação do IFSC.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-13T21:55:31Z
2017-10-13T21:55:31Z
2017-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-64093-50-8
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180185
identifier_str_mv 978-85-64093-50-8
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652344381931520