Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berg, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107560
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
id UFSC_15aa7a9e545b4f0a77428b0d5bf8eb2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107560
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoçõesEngenharia e gestão do conhecimentoSurdos -EducacaoInterfaces de usuário (Sistemas de computação)UsabilidadeAcessibilidadeAmbiente virtualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.O crescimento populacional e, proporcionalmente, das pessoas com deficiência, torna necessário o desenvolvimento de ferramentas e métodos capazes de promover educação e conhecimento sem distinção. A Educação a Distância (EAD), que hoje encontra suporte nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), amplia oportunidades e o acesso à educação por meio de Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs). Nesses ambientes é possível ter-se acesso a conteúdo de cursos, comunicar-se com colegas e professores e realizar avaliações de conhecimento. Os AVEAs medeiam seus conteúdos com os humanos através de Interfaces Humano Computador (IHC) e simulam o pensamento com o uso de metáforas. Tais metáforas podem criar barreiras à compreensão dos conteúdos, não motivando os usuários. O objetivo desta pesquisa é identificar métodos de avaliação de IHC com emoções e testá-los junto a usuários finais do sistema. Os métodos utilizados para atingir essa meta constituíram-se de uma Revisão Sistemática de Literatura para definir os conceitos que envolvem a pesquisa; o uso da estrutura DECIDE para o seu planejamento com usuários e a aplicação da ferramenta Emocard no AVEA WebGD Acessível, desenvolvido para o ensino de Geometria Descritiva, área da Representação Gráfica. A pesquisa permitiu avaliar a IHC do WebGD Acessível junto a surdos e ouvintes. O ambiente foi valenciado positivamente, sendo identificadas barreiras de acessibilidade quanto a cores e ao design. Esta pesquisa tem como parâmetro o projeto intitulado ?Educação Inclusiva: Ambiente Web Acessível com Objetos de Aprendizagem para Representação Gráfica?, que recebe apoio CAPES (Edital 01/2009/CAPES/PROESP) e CNPq. <br>With the growth of the population and proportionaly of people with disabilities becomes necessary to develop tools and methods to bring up education and knowledge to that quota. Distance Learning (DL), which today finds support in Information and Communication Technology (ICT), expands opportunities and access to education through Learning Management System (LMS). In these environments it is possible to have access to course content, communicate with classmates and teachers and conduct knowledge assessments. The LMSs mediate its contents with humans through Human Computer Interfaces (HCI) and simulate the human thought using metaphors. Such metaphors can create barriers to understanding the content, not motivating users. The objective of this research is to identify methods for evaluating HCI with emotions and test with the end users of the system. The methods used to achieve this goal consisted of a Systematic Review of Literature to define concepts involving the research, the use of the framework DECIDE to plan the use of the tool in Emocard with final users. The LMS WebGD accessible was developed for teach Descriptive Geometry. The research allowed to evaluate the HCI from the LMS WebGD accessible along with deaf and hearing people. The environment was positively valenced, identifying barriers of accessibility as the colors and design. This research has as parameter the project entitled "Inclusive Education: Environment with Web Accessible Learning Objects for Graphic Representation", which receives support from CAPES (Edict 01/2009/CAPES/PROESP) and CNPq.Ulbricht, Vânia RibasDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaBerg, Carlos Henrique2013-12-06T00:27:14Z2013-12-06T00:27:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79 p.| il., grafs., tabs.application/pdf318852https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107560porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:28:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:28:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
title Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
spellingShingle Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
Berg, Carlos Henrique
Engenharia e gestão do conhecimento
Surdos -
Educacao
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Usabilidade
Acessibilidade
Ambiente virtual
title_short Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
title_full Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
title_fullStr Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
title_full_unstemmed Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
title_sort Avaliação de ambientes virtuais de ensino aprendizagem acessíveis através de testes de usabilidade com emoções
author Berg, Carlos Henrique
author_facet Berg, Carlos Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Berg, Carlos Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Surdos -
Educacao
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Usabilidade
Acessibilidade
Ambiente virtual
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Surdos -
Educacao
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Usabilidade
Acessibilidade
Ambiente virtual
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T00:27:14Z
2013-12-06T00:27:14Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 318852
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107560
identifier_str_mv 318852
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232445394944