Leitura em língua estrangeira: aspectos da demanda na pós-graduação e da avaliação em testes de proficiência
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215102 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019. |
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Leitura em língua estrangeira: aspectos da demanda na pós-graduação e da avaliação em testes de proficiênciaLinguísticaProficiência oralLeitura (Ensino superior)Língua inglesaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.É sabido que a leitura é fundamental para o estudo. Considerando a importância dessa atividade no contexto acadêmico, especialmente na pós-graduação stricto sensu, esta pesquisa foi desenvolvida com a intenção de investigar a relevância da leitura em língua estrangeira (LE), principalmente a língua inglesa, no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como segundo objetivo de pesquisa, procuramos compreender se as demandas em leitura em LE, do contexto apresentado, coincidem com os aspectos avaliados nos testes de proficiência em leitura do Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras (DLLE) da UFSC, utilizado pela maioria dos discentes do PPGL para comprovar sua condição de leitura em LE, em cumprimento à exigência estabelecida no Regimento do Programa. Considerando o caráter descritivo e explicativo de natureza empírica desta pesquisa, a fim de alcançar nossos objetivos foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Entrevistas de caráter narrativo e semiestruturado com os docentes do PPGL e com os professores que elaboram as provas de proficiência em leitura do DLLE, que geraram dados qualitativos e b) Protocolo de análise dos aspectos avaliados nos testes de proficiência, embasado nos construtos de testagem em leitura do exame PISA (Programme for International Student Assessment), com o qual foi possível obter tanto dados quantitativos como qualitativos. O método apresentado foi utilizado para testar a hipótese de que ainda que as perspectivas e as concepções dos elaboradores dos testes e dos professores da pós- graduação possam coincidir, os aspectos e os níveis de leitura avaliados nos testes de proficiência não coincidem com o que é requerido em leitura em LE nas atividades de pesquisa e estudo na pós-graduação. Como vistas a complementar nosso primeiro objetivo, também foi feita uma análise quantitativa das referências em LE, especialmente o inglês, utilizadas nas teses e dissertações defendidas no PPGL no período de 2015 a 2017 e das referências em LE, também com destaque para o inglês, utilizadas nos Planos de Ensino do PPGL dentro do mesmo período. Os resultados apontam que a leitura em LE, principalmente em inglês, exerce papel fundamental no PPGL, em maior ou menor grau, dependendo da área da Linguística, principalmente para acessar teorias e conceitos. Considerando os dados obtidos pelas entrevistas com os professores elaboradores do DLLE e as análises dos testes de proficiência, constatamos que os aspectos e níveis de leitura avaliados nos testes não coincidem com o grau de exigência dos docentes do PPGL em relação à leitura em LE. Deste modo, concluímos que a aprovação no teste pode não indicar uma condição de leitura em LE de mestrandos e doutorandos que seja suficiente às exigências do PPGL.<br>Abstract : It is known that reading is essential to study. Considering the importance this activity represents in the academic context, especially in the postgraduation level, this research was developed with the intention to investigate the relevance of reading in foreign language (FL), mainly the English language, in the Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As a second goal, we intended to understand if the FL reading demands, in the presented context, correspond with the aspects evaluated on the reading proficiency tests of the Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras (DLLE) of UFSC, an instrument used by the majority of the PPGL students to prove their competence in FL reading, in order to fulfill a requirement established on the PPGL Regulations (Regimento). In view of the descriptive and explanatory character of empirical nature of this research, in order to achieve our goals, we used the following instruments: a) Interviews, characterized as narrative and semi- structured, with the PPGL professors and with the professors who develop the reading proficiency tests of the DLLE, which generated qualitative data and b) Protocol to analyze the aspects evaluated on the reading proficiency tests, based on the constructs of the PISA (Programme for International Student Assessment) exam, with which was possible to obtain both quantitative and qualitative data. The method presented was used to test the hypothesis that even though the perspectives and conceptions of the tests elaborators may coincide with those of the PPGL professors, the aspects and reading levels evaluated on the tests do not coincide with what is required on the research and study activities in the postgraduation. With the purpose of complementing our first goal, we also did a quantitative analysis of the bibliography in FL, especially English, used in thesis and dissertations defended in PPGL in the period of 2015 and 2017 and the bibliography in FL, also emphasizing the English language, used on the Lesson Plans of the PPGL professor during the same period. The results indicate that the foreign language reading, especially in English, exercises an essential role in the PPGL, on a high or low degree, depending on the field of Linguistics, mainly to access theories and concepts. Considering the data obtained on the interviews with the test developer professors and the proficiency tests analysis, we verified that the aspects and reading levels evaluated on the proficiency tests do not coincide with the degree of the demands of the PPGL professors regarding the foreign language reading. Thus, we conclude that the approval on the test may not indicate a FL reading condition which is enough to the demands of the PPGL.Souza, Ana Cláudia deUniversidade Federal de Santa CatarinaRoberto, Dohane Julliana2020-10-21T21:13:08Z2020-10-21T21:13:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 p.| il., gráfs.application/pdf362343https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215102porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215102Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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