DELE e CELU: duas visões sobre a proficiência em Espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8143 |
Resumo: | Esta dissertação, que se insere na área dos Estudos da Linguagem, em particular na Lingüística Aplicada, propõe levantar questões relacionadas às políticas linguísticas para o espanhol como língua estrangeira. Para isso, escolhemos observar as políticas linguísticas executadas por dois países, Espanha e Argentina, através de seus exames de proficiência, respectivamente o Diploma de Español como Lengua Extranjera, o DELE, e o Certificado de Español como Lengua Extranjera, o CELU. Para fazer esta pesquisa foram traçados os seguintes objetivos: identificar os antecedentes históricos e as necessidades para a criação de uma certificação como a de proficiência na língua; as características da visão de língua de cada uma delas; suas relações como o Brasil. Para tanto, foi preciso utilizar uma base teórica que abarcasse a noção de política lingüística, de poder e também sobre a avaliação em si e de visões teóricas sobre o que significa saber uma língua. |
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DELE e CELU: duas visões sobre a proficiência em Espanhol como língua estrangeiraProficiênciaCertificaçãoPolíticas lingüísticasDELECELULinguística aplicadaLíngua espanholaProficiência oralProficienciaCertificaciónPolíticas lingüísticasDELECELUEsta dissertação, que se insere na área dos Estudos da Linguagem, em particular na Lingüística Aplicada, propõe levantar questões relacionadas às políticas linguísticas para o espanhol como língua estrangeira. Para isso, escolhemos observar as políticas linguísticas executadas por dois países, Espanha e Argentina, através de seus exames de proficiência, respectivamente o Diploma de Español como Lengua Extranjera, o DELE, e o Certificado de Español como Lengua Extranjera, o CELU. Para fazer esta pesquisa foram traçados os seguintes objetivos: identificar os antecedentes históricos e as necessidades para a criação de uma certificação como a de proficiência na língua; as características da visão de língua de cada uma delas; suas relações como o Brasil. Para tanto, foi preciso utilizar uma base teórica que abarcasse a noção de política lingüística, de poder e também sobre a avaliação em si e de visões teóricas sobre o que significa saber uma língua.Esta tesina, que se insiere en el área de los Estudios de Lenguaje, en particular el de la Lingüística Aplicada, propone levantar cuestiones relacionadas a las políticas lingüísticas para el español como lengua extranjera. Para ello, eligimos observar las políticas linguísticas llevadas a cabo por dois países, España y Argentina, a través de sus exámenes de proficiencia, respectivamente el Diploma de Español como Lengua Extranjera, el DELE, y el Certificado de Español como Lengua Extranjera, el CELU. Para hacer esta investigación se han pensado los siguientes objectivos: identificar los antecedentes históricos y las necesidades para la creación de una certificación como la de proficiencia en la lengua; las características de la visión de lengua de cada una de ellas; sus relaciones con Brasil. Para tanto, se necesitó utilizar una base teórica que abarcara la noción de política lingüística, de poder y también sobre la evaluación y de visiones teóricas sobre lo que significa saber una lengua.142 f.Lagares, Xoan CarlosBarreto, Talita de AssisSant’Anna, Vera Lúcia AlbuquerqueSantos, Lilian Reis dos2019-01-11T12:06:15Z2019-01-11T12:06:15Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8143http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T13:48:02Zoai:app.uff.br:1/8143Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:36.886545Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esta dissertação, que se insere na área dos Estudos da Linguagem, em particular na Lingüística Aplicada, propõe levantar questões relacionadas às políticas linguísticas para o espanhol como língua estrangeira. Para isso, escolhemos observar as políticas linguísticas executadas por dois países, Espanha e Argentina, através de seus exames de proficiência, respectivamente o Diploma de Español como Lengua Extranjera, o DELE, e o Certificado de Español como Lengua Extranjera, o CELU. Para fazer esta pesquisa foram traçados os seguintes objetivos: identificar os antecedentes históricos e as necessidades para a criação de uma certificação como a de proficiência na língua; as características da visão de língua de cada uma delas; suas relações como o Brasil. Para tanto, foi preciso utilizar uma base teórica que abarcasse a noção de política lingüística, de poder e também sobre a avaliação em si e de visões teóricas sobre o que significa saber uma língua. |
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