A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucinda, Jefferson Osiel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227642
Resumo: Neste trabalho apresentaremos o banco de dados utilizado para o registro dos itens lexicais catalogados no processo de documentação da Libras na região da grande Florianópolis, processo este, consolidado pelo Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais (NALS) do Letras Libras da UFSC. Através do NALS, a UFSC faz parceria com universidades de outros países ao utilizar o modelo do banco de sinais global, desenvolvido inicialmente por pesquisadores da Nederlandse Gebarentaal – NGT (Cassidy et al. 2018; Crasborn et al., 2012, 2018). Explanaremos neste trabalho a metodologia utilizada para catalogar os 3.083 sinais que alimentam o banco de sinais da Libras (http://signbank.libras.ufsc.br/). Este sistema web tem como objetivo geral o registro linguístico da Libras e a apresentação de seus aspectos gramaticais acessíveis, permitindo assim, que a comunidade cientifica que debruça suas pesquisas na língua de sinais do Brasil tenha um material de fácil acesso e de referência internacional. Neste último ano, apoiados pelo PIBIC, concluímos a catalogação do parâmetro fonológico Configuração de Mão (CM) e da Lateralidade dos sinais que possuem registro em nosso banco de dados. Isso permitiu que pela primeira neste país, pudéssemos organizar as CMs nomeando-as, outrora organizadas apenas por números. Além disso, de forma pioneira, desenvolvemos um sistema de busca que torna possível a busca dos itens lexicais da Libras através de sua Configuração de Mão, Lateralidade e Localização, anteriormente possível apenas pela representação escrita de uma palavra no Português ou no Inglês para cada um destes itens lexicais.
id UFSC_165587c1ec457240c973ae6260cd96aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227642
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRASBanco de SinaisLibrasConfiguração de MãoFonologiaLateralidadeNeste trabalho apresentaremos o banco de dados utilizado para o registro dos itens lexicais catalogados no processo de documentação da Libras na região da grande Florianópolis, processo este, consolidado pelo Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais (NALS) do Letras Libras da UFSC. Através do NALS, a UFSC faz parceria com universidades de outros países ao utilizar o modelo do banco de sinais global, desenvolvido inicialmente por pesquisadores da Nederlandse Gebarentaal – NGT (Cassidy et al. 2018; Crasborn et al., 2012, 2018). Explanaremos neste trabalho a metodologia utilizada para catalogar os 3.083 sinais que alimentam o banco de sinais da Libras (http://signbank.libras.ufsc.br/). Este sistema web tem como objetivo geral o registro linguístico da Libras e a apresentação de seus aspectos gramaticais acessíveis, permitindo assim, que a comunidade cientifica que debruça suas pesquisas na língua de sinais do Brasil tenha um material de fácil acesso e de referência internacional. Neste último ano, apoiados pelo PIBIC, concluímos a catalogação do parâmetro fonológico Configuração de Mão (CM) e da Lateralidade dos sinais que possuem registro em nosso banco de dados. Isso permitiu que pela primeira neste país, pudéssemos organizar as CMs nomeando-as, outrora organizadas apenas por números. Além disso, de forma pioneira, desenvolvemos um sistema de busca que torna possível a busca dos itens lexicais da Libras através de sua Configuração de Mão, Lateralidade e Localização, anteriormente possível apenas pela representação escrita de uma palavra no Português ou no Inglês para cada um destes itens lexicais.Florianópolis, SCPizzio, Aline LemosStumpf, MarianneUniversidade Federal de Santa CatarinaLucinda, Jefferson Osiel2021-08-30T22:30:35Z2021-08-30T22:30:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectVídeovideo/mp4https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227642porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-30T22:30:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227642Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-30T22:30:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
title A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
spellingShingle A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
Lucinda, Jefferson Osiel
Banco de Sinais
Libras
Configuração de Mão
Fonologia
Lateralidade
title_short A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
title_full A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
title_fullStr A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
title_full_unstemmed A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
title_sort A ORGANIZAÇÃO DAS CMS E DA LATERALIDADE DOS ITENS LEXICAIS NO BANCO DE SINAIS DA LIBRAS
author Lucinda, Jefferson Osiel
author_facet Lucinda, Jefferson Osiel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pizzio, Aline Lemos
Stumpf, Marianne
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucinda, Jefferson Osiel
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de Sinais
Libras
Configuração de Mão
Fonologia
Lateralidade
topic Banco de Sinais
Libras
Configuração de Mão
Fonologia
Lateralidade
description Neste trabalho apresentaremos o banco de dados utilizado para o registro dos itens lexicais catalogados no processo de documentação da Libras na região da grande Florianópolis, processo este, consolidado pelo Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais (NALS) do Letras Libras da UFSC. Através do NALS, a UFSC faz parceria com universidades de outros países ao utilizar o modelo do banco de sinais global, desenvolvido inicialmente por pesquisadores da Nederlandse Gebarentaal – NGT (Cassidy et al. 2018; Crasborn et al., 2012, 2018). Explanaremos neste trabalho a metodologia utilizada para catalogar os 3.083 sinais que alimentam o banco de sinais da Libras (http://signbank.libras.ufsc.br/). Este sistema web tem como objetivo geral o registro linguístico da Libras e a apresentação de seus aspectos gramaticais acessíveis, permitindo assim, que a comunidade cientifica que debruça suas pesquisas na língua de sinais do Brasil tenha um material de fácil acesso e de referência internacional. Neste último ano, apoiados pelo PIBIC, concluímos a catalogação do parâmetro fonológico Configuração de Mão (CM) e da Lateralidade dos sinais que possuem registro em nosso banco de dados. Isso permitiu que pela primeira neste país, pudéssemos organizar as CMs nomeando-as, outrora organizadas apenas por números. Além disso, de forma pioneira, desenvolvemos um sistema de busca que torna possível a busca dos itens lexicais da Libras através de sua Configuração de Mão, Lateralidade e Localização, anteriormente possível apenas pela representação escrita de uma palavra no Português ou no Inglês para cada um destes itens lexicais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30T22:30:35Z
2021-08-30T22:30:35Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227642
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Vídeo
video/mp4
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651969115455488