A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964 |
Resumo: | Este trabalho preleciona contextualizar de que modo a identificação das core competence podem estimular as habilidades cognitivas de alto nível do corpo docente em um curso de graduação, contribuindo à formação do novo perfil do professor universitário. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às organizações na era do conhecimento, inserindo as instituições de ensino superior no âmbito destas organizações. Elenca, ainda, indicativos que evidenciam as competências nas organizações do conhecimento, consubstanciando as competências docentes como sendo as fundamentais na construção de pressupostos cognitivos, evidenciando a Teoria da Conversação como fator estruturante das habilidades cognitivas de alto nível. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental direto e que se classifica como exploratória nas e, quanto à coleta de dados, predominantemente qualitativa. Destacam-se, ainda, as evidencias da revisão sistemática, a qual proporcionou as referencias aderentes à problemática e as considerações metatriangulares, responsáveis pelo estudo dos diversos paradigmas envoltos ao tema. As investigações heurísticas permitem concluir, entre outros aspectos, que a identificação das core competence docentes determinam a consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam o novo perfil docente, sob a égide das dimensões evidenciadas pelo modelo proposto. |
id |
UFSC_1698a12c3240337b71c4027a2cb9eaa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96964 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADAEste trabalho preleciona contextualizar de que modo a identificação das core competence podem estimular as habilidades cognitivas de alto nível do corpo docente em um curso de graduação, contribuindo à formação do novo perfil do professor universitário. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às organizações na era do conhecimento, inserindo as instituições de ensino superior no âmbito destas organizações. Elenca, ainda, indicativos que evidenciam as competências nas organizações do conhecimento, consubstanciando as competências docentes como sendo as fundamentais na construção de pressupostos cognitivos, evidenciando a Teoria da Conversação como fator estruturante das habilidades cognitivas de alto nível. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental direto e que se classifica como exploratória nas e, quanto à coleta de dados, predominantemente qualitativa. Destacam-se, ainda, as evidencias da revisão sistemática, a qual proporcionou as referencias aderentes à problemática e as considerações metatriangulares, responsáveis pelo estudo dos diversos paradigmas envoltos ao tema. As investigações heurísticas permitem concluir, entre outros aspectos, que a identificação das core competence docentes determinam a consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam o novo perfil docente, sob a égide das dimensões evidenciadas pelo modelo proposto.INPEAU2012-11-05T18:08:44Z2012-11-05T18:08:44Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINOHARGER, CARLOS AUGUSTOMORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:16:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96964Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:16:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA |
author |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO |
author_facet |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO HARGER, CARLOS AUGUSTO MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
HARGER, CARLOS AUGUSTO MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO HARGER, CARLOS AUGUSTO MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA |
description |
Este trabalho preleciona contextualizar de que modo a identificação das core competence podem estimular as habilidades cognitivas de alto nível do corpo docente em um curso de graduação, contribuindo à formação do novo perfil do professor universitário. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às organizações na era do conhecimento, inserindo as instituições de ensino superior no âmbito destas organizações. Elenca, ainda, indicativos que evidenciam as competências nas organizações do conhecimento, consubstanciando as competências docentes como sendo as fundamentais na construção de pressupostos cognitivos, evidenciando a Teoria da Conversação como fator estruturante das habilidades cognitivas de alto nível. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental direto e que se classifica como exploratória nas e, quanto à coleta de dados, predominantemente qualitativa. Destacam-se, ainda, as evidencias da revisão sistemática, a qual proporcionou as referencias aderentes à problemática e as considerações metatriangulares, responsáveis pelo estudo dos diversos paradigmas envoltos ao tema. As investigações heurísticas permitem concluir, entre outros aspectos, que a identificação das core competence docentes determinam a consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam o novo perfil docente, sob a égide das dimensões evidenciadas pelo modelo proposto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-05T18:08:44Z 2012-11-05T18:08:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652406757523456 |