A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: HARGER, CARLOS AUGUSTO, MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964
Resumo: Este trabalho preleciona contextualizar de que modo a identificação das core competence podem estimular as habilidades cognitivas de alto nível do corpo docente em um curso de graduação, contribuindo à formação do novo perfil do professor universitário. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às organizações na era do conhecimento, inserindo as instituições de ensino superior no âmbito destas organizações. Elenca, ainda, indicativos que evidenciam as competências nas organizações do conhecimento, consubstanciando as competências docentes como sendo as fundamentais na construção de pressupostos cognitivos, evidenciando a Teoria da Conversação como fator estruturante das habilidades cognitivas de alto nível. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental direto e que se classifica como exploratória nas e, quanto à coleta de dados, predominantemente qualitativa. Destacam-se, ainda, as evidencias da revisão sistemática, a qual proporcionou as referencias aderentes à problemática e as considerações metatriangulares, responsáveis pelo estudo dos diversos paradigmas envoltos ao tema. As investigações heurísticas permitem concluir, entre outros aspectos, que a identificação das core competence docentes determinam a consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam o novo perfil docente, sob a égide das dimensões evidenciadas pelo modelo proposto.
id UFSC_1698a12c3240337b71c4027a2cb9eaa1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96964
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADAEste trabalho preleciona contextualizar de que modo a identificação das core competence podem estimular as habilidades cognitivas de alto nível do corpo docente em um curso de graduação, contribuindo à formação do novo perfil do professor universitário. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às organizações na era do conhecimento, inserindo as instituições de ensino superior no âmbito destas organizações. Elenca, ainda, indicativos que evidenciam as competências nas organizações do conhecimento, consubstanciando as competências docentes como sendo as fundamentais na construção de pressupostos cognitivos, evidenciando a Teoria da Conversação como fator estruturante das habilidades cognitivas de alto nível. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental direto e que se classifica como exploratória nas e, quanto à coleta de dados, predominantemente qualitativa. Destacam-se, ainda, as evidencias da revisão sistemática, a qual proporcionou as referencias aderentes à problemática e as considerações metatriangulares, responsáveis pelo estudo dos diversos paradigmas envoltos ao tema. As investigações heurísticas permitem concluir, entre outros aspectos, que a identificação das core competence docentes determinam a consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam o novo perfil docente, sob a égide das dimensões evidenciadas pelo modelo proposto.INPEAU2012-11-05T18:08:44Z2012-11-05T18:08:44Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINOHARGER, CARLOS AUGUSTOMORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:16:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96964Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:16:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
title A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
title_short A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
title_full A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DAS CORE COMPETENCE NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ALTO NÍVEL NO CORPO DOCENTE DE UMA IES PRIVADA
author FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
author_facet FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
HARGER, CARLOS AUGUSTO
MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
author_role author
author2 HARGER, CARLOS AUGUSTO
MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
HARGER, CARLOS AUGUSTO
MORITZ, GILBERTO DE OLIVEIRA
description Este trabalho preleciona contextualizar de que modo a identificação das core competence podem estimular as habilidades cognitivas de alto nível do corpo docente em um curso de graduação, contribuindo à formação do novo perfil do professor universitário. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às organizações na era do conhecimento, inserindo as instituições de ensino superior no âmbito destas organizações. Elenca, ainda, indicativos que evidenciam as competências nas organizações do conhecimento, consubstanciando as competências docentes como sendo as fundamentais na construção de pressupostos cognitivos, evidenciando a Teoria da Conversação como fator estruturante das habilidades cognitivas de alto nível. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental direto e que se classifica como exploratória nas e, quanto à coleta de dados, predominantemente qualitativa. Destacam-se, ainda, as evidencias da revisão sistemática, a qual proporcionou as referencias aderentes à problemática e as considerações metatriangulares, responsáveis pelo estudo dos diversos paradigmas envoltos ao tema. As investigações heurísticas permitem concluir, entre outros aspectos, que a identificação das core competence docentes determinam a consolidação dos conhecimentos, habilidades e atitudes que determinam o novo perfil docente, sob a égide das dimensões evidenciadas pelo modelo proposto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-05T18:08:44Z
2012-11-05T18:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652406757523456