Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxílio na estimativa da resistência ao avanço e seleção do sistema propulsivo de embarcações deslocantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishida, Eduardo Heiji
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187999
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNishida, Eduardo HeijiTancredi, Thiago Pontin2018-07-10T18:44:59Z2018-07-10T18:44:59Z2018-07-06https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187999TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.O correto dimensionamento do sistema propulsivo de uma embarcação é uma das etapas de maior importância no projeto de um navio. Seu funcionamento tem impacto direto no consumo de combustível, consequentemente afeta a lucratividade do transporte de cargas e a emissão de gases poluentes. A seleção adequada do sistema propulsivo é bastante complexa, pois é resultante de diversos fatores, que vão desde o cálculo da resistência ao avanço, até estudos de cavitação e vibração associados à dinâmica do fluido no entorno do propulsor. Visto que em navios mercantes o hélice é o tipo de propulsor de maior aplicação, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional construída em Delphi, para o auxílio na estimativa de resistência ao avanço pelo método de Holtrop e Mennen, seleção de hélice da série sistemática de Wageningen (Série B) e a seleção do motor principal da embarcação. O sistema desenvolvido visa selecionar o propulsor e o motor cujas características maximizem a eficiência do sistema, satisfazendo o critério de cavitação estabelecido para o projeto. O trabalho também apresenta a realização de três estudos de caso, que demonstram a verificação dos conceitos teóricos aplicados no desenvolvimento da ferramenta. Os resultados obtidos demonstraram-se coerentes com aqueles observados nas embarcações de estudo e evidenciaram a necessidade de ajustes nos parâmetros do hélice, como a redução do intervalo da razão passo/diâmetro, razão de áreas e o número de pás do propulsor, para obter uma configuração de maior desempenho. Apesar de algumas divergências dos resultados de potência de motorização determinados pela ferramenta, a mesma mostra-se bastante eficiente em etapas iniciais de projeto. Em relação à ferramenta computacional foi possível observar a eficácia e a praticidade em sua utilização.74 f.JoinvilleFerramenta computacional, Holtrop e Mennen, Série de Wageningen, Integração Casco-Hélice-Motor, Sistema propulsivo.Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxílio na estimativa da resistência ao avanço e seleção do sistema propulsivo de embarcações deslocantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187999/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC_EDUARDO_NISHIDA_FINAL.pdfTCC_EDUARDO_NISHIDA_FINAL.pdfapplication/pdf2799502https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/187999/1/TCC_EDUARDO_NISHIDA_FINAL.pdf895d0e3a2e7004ebf73df2a77c2ca96aMD51123456789/1879992018-07-10 15:45:00.313oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-10T18:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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