Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxílio na estimativa da resistência ao avanço e seleção do sistema propulsivo de embarcações deslocantes
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187999 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para auxílio na estimativa da resistência ao avanço e seleção do sistema propulsivo de embarcações deslocantesFerramenta computacional, Holtrop e Mennen, Série de Wageningen, Integração Casco-Hélice-Motor, Sistema propulsivo.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.O correto dimensionamento do sistema propulsivo de uma embarcação é uma das etapas de maior importância no projeto de um navio. Seu funcionamento tem impacto direto no consumo de combustível, consequentemente afeta a lucratividade do transporte de cargas e a emissão de gases poluentes. A seleção adequada do sistema propulsivo é bastante complexa, pois é resultante de diversos fatores, que vão desde o cálculo da resistência ao avanço, até estudos de cavitação e vibração associados à dinâmica do fluido no entorno do propulsor. Visto que em navios mercantes o hélice é o tipo de propulsor de maior aplicação, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional construída em Delphi, para o auxílio na estimativa de resistência ao avanço pelo método de Holtrop e Mennen, seleção de hélice da série sistemática de Wageningen (Série B) e a seleção do motor principal da embarcação. O sistema desenvolvido visa selecionar o propulsor e o motor cujas características maximizem a eficiência do sistema, satisfazendo o critério de cavitação estabelecido para o projeto. O trabalho também apresenta a realização de três estudos de caso, que demonstram a verificação dos conceitos teóricos aplicados no desenvolvimento da ferramenta. Os resultados obtidos demonstraram-se coerentes com aqueles observados nas embarcações de estudo e evidenciaram a necessidade de ajustes nos parâmetros do hélice, como a redução do intervalo da razão passo/diâmetro, razão de áreas e o número de pás do propulsor, para obter uma configuração de maior desempenho. Apesar de algumas divergências dos resultados de potência de motorização determinados pela ferramenta, a mesma mostra-se bastante eficiente em etapas iniciais de projeto. Em relação à ferramenta computacional foi possível observar a eficácia e a praticidade em sua utilização.JoinvilleTancredi, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaNishida, Eduardo Heiji2018-07-10T18:44:59Z2018-07-10T18:44:59Z2018-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187999porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:45:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-10T18:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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