Cidadania e gênero no ensino de história: uma abordagem em redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230969 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021. |
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Cidadania e gênero no ensino de história: uma abordagem em redes sociaisHistóriaRelações de gêneroCidadaniaRedes sociais on-lineDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021.O objetivo geral dessa dissertação é apresentar a análise de uma experiência didática com o uso da rede social Instagram a partir do estudo de concepções de gênero e cidadania. A pesquisa incluiu a realização de uma experiência de uso de uma rede social (Instagram) para interagir com estudantes e professoras/es sobre tais temáticas. A metodologia envolveu a realização de entrevistas exploratórias semiabertas com professoras, e o convite para a construção com os estudantes do Instagram. Realizou-se num primeiro momento uma pesquisa exploratória com 3 professoras do ensino básico público da rede estadual de Santa Catarina com o objetivo de compreender como essas professoras organizavam suas aulas, que materiais utilizavam, dentre outras questões que envolvem o trabalho docente. Após a análise das entrevistas, foi realizada a experiência com a construção de um perfil do Instagram, em diálogo com os/as estudantes. Este perfil, que se chamou @pontosdevistanahistoria, envolveu postagens regulares sobre as questões de gênero e sexualidades envolvidas na construção da cidadania, chamando a atenção para sua conceitualização e sua relação com os direitos humanos. Foram também realizadas \"lives\" sobre estes temas, possibilitando o diálogo com professoras e especialistas nos temas debatidos. O trabalho remoto, em 2020, devido a COVID 19, não possibilitou um contato direto com os/as estudantes, e nesse sentido houve uma adaptação da metodologia. O contato com os e as estudantes, que seria em sala de aula, acabou sendo principalmente via whatsapp, o que dificultou em alguma medida a participação deles na construção do Instagram e a avaliação de seu envolvimento. Porém, foi possível concluir que os que participaram (curtiram, comentaram, nas lives, nas construções das perguntas) colaboraram para a construção da narrativa, e apresentaram aprendizados, o que nos levou a refletir sobre as potencialidades da rede Instagram para o Ensino de História.Abstract: The general objective of this dissertation is to present the analysis of a didactic experience using the Instagram from the study of gender and citizenship concepts. The research included the realization of an experience of using a social network (Instagram) to interact with students and teachers on these themes. The methodology involved conducting semi-open exploratory interviews with teachers. At first, an exploratory research was carried out with 3 public elementary school teachers from the State of Santa Catarina with the aim of understanding how these teachers organized their classes, what materials they used, among other issues involving the teaching work. After analyzing the interviews, an experiment was carried out with the construction of an Instagram profile, in dialogue with the students. This profile, which was called @pontosdevistanahistoria, involved regular posts on the issues of gender and sexualities involved in the construction of citizenship, drawing attention to its conceptualization and its relationship with human rights. Lives were also held on these topics, enabling dialogue with teachers and experts on the topics discussed. Remote work, in 2020, due to COVID 19, did not allow direct contact with students and in this sense there was an adaptation of the methodology. The contact with the students, which would be in the classroom, ended up being mainly via whatsapp, which made it somewhat difficult for them to participate in the construction of Instagram and the evaluation of their involvement. However, it was possible to conclude that those who participated (liked, commented, in the lives, in the construction of the questions) collaborated in the construction of the narrative, and presented lessons learned, which led us to reflect on the potential of the Instagram for History Teaching.Wolff, Cristina ScheibeUniversidade Federal de Santa CatarinaPelozato, Jaqueline2022-02-14T13:30:31Z2022-02-14T13:30:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 p.| il., gráfs.application/pdf373818https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:30:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:30:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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