Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_17ae74f2b2fd02e51dff3564394bb383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134921 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinensesEducaçãoEducação científica e tecnológicaGeometriaEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaDesenho geométricoEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaMatemáticaEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.<br>Abstract : This dissertation deals with the similarities between the geometric materials and drawing in educational programs of Santa Catarina school groups. The purpose is to examine possible relations between these materials. The delimited period was between the years 1910 and 1946, and the stage of research was the School Groups Santa Catarina, notably educational programs governing. We take as theoretical and methodological framework ideas about the writing of history of Albuquerque Junior, with regard to the analysis of school legislation seeks to base the work of Luciano Faria Filho, and the notions of devices, statements and speeches of Michel Foucault. The documentary sources of the research were laws, decrees, rules and teaching programs. We noticed changes over the period surveyed: content entering and leaving, teaching methods for each program, the use of instruments and methods for teaching and student learning. We conclude that the similarities between the geometry and the drawing were in addition to specific content and methodologies, but also in political, economic and educational terms.Flores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaKuhn, Thaline Thiesen2015-09-15T04:05:49Z2015-09-15T04:05:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il.application/pdf334304https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T04:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-15T04:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
title |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
spellingShingle |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses Kuhn, Thaline Thiesen Educação Educação científica e tecnológica Geometria Estudo e ensino História Santa Catarina Desenho geométrico Estudo e ensino História Santa Catarina Matemática Estudo e ensino História Santa Catarina |
title_short |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
title_full |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
title_fullStr |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
title_full_unstemmed |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
title_sort |
Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses |
author |
Kuhn, Thaline Thiesen |
author_facet |
Kuhn, Thaline Thiesen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Thaline Thiesen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Geometria Estudo e ensino História Santa Catarina Desenho geométrico Estudo e ensino História Santa Catarina Matemática Estudo e ensino História Santa Catarina |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Geometria Estudo e ensino História Santa Catarina Desenho geométrico Estudo e ensino História Santa Catarina Matemática Estudo e ensino História Santa Catarina |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-15T04:05:49Z 2015-09-15T04:05:49Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
334304 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921 |
identifier_str_mv |
334304 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
174 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652224467828736 |