Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_17ae74f2b2fd02e51dff3564394bb383
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134921
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinensesEducaçãoEducação científica e tecnológicaGeometriaEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaDesenho geométricoEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaMatemáticaEstudo e ensinoHistóriaSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.Esta dissertação trata das aproximações entre as matérias de geometria e de desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. O objetivo é examinar possíveis relações existentes entre essas matérias. O período delimitado foi entre os anos de 1910 e 1946, e o cenário de pesquisa foram os Grupos Escolares Catarinenses, notadamente, os programas de ensino que os regem. Como referencial teóricometodológico, baseamo-nos nas noções acerca da escrita da história de Albuquerque Junior; quanto à análise da legislação escolar, o trabalho de Luciano Faria Filho, e quanto às noções de dispositivos, enunciados e discursos, os estudos de Michel Foucault. As fontes documentais da pesquisa foram leis, decretos, normas e programas de ensino. Averiguamos mudanças ao longo do período pesquisado: conteúdos que entram e saem, métodos de ensino para cada programa, o uso de instrumentos e métodos para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Concluímos que as aproximações entre a geometria e o desenho se situam além dos conteúdos e metodologias específicas, mas também em termos políticos, econômicos e educacionais.<br>Abstract : This dissertation deals with the similarities between the geometric materials and drawing in educational programs of Santa Catarina school groups. The purpose is to examine possible relations between these materials. The delimited period was between the years 1910 and 1946, and the stage of research was the School Groups Santa Catarina, notably educational programs governing. We take as theoretical and methodological framework ideas about the writing of history of Albuquerque Junior, with regard to the analysis of school legislation seeks to base the work of Luciano Faria Filho, and the notions of devices, statements and speeches of Michel Foucault. The documentary sources of the research were laws, decrees, rules and teaching programs. We noticed changes over the period surveyed: content entering and leaving, teaching methods for each program, the use of instruments and methods for teaching and student learning. We conclude that the similarities between the geometry and the drawing were in addition to specific content and methodologies, but also in political, economic and educational terms.Flores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pinto deUniversidade Federal de Santa CatarinaKuhn, Thaline Thiesen2015-09-15T04:05:49Z2015-09-15T04:05:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il.application/pdf334304https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T04:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-15T04:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
title Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
spellingShingle Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
Kuhn, Thaline Thiesen
Educação
Educação científica e tecnológica
Geometria
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
Desenho geométrico
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
Matemática
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
title_short Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
title_full Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
title_fullStr Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
title_full_unstemmed Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
title_sort Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Geometria
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
Desenho geométrico
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
Matemática
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Geometria
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
Desenho geométrico
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
Matemática
Estudo e ensino
História
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15T04:05:49Z
2015-09-15T04:05:49Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334304
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921
identifier_str_mv 334304
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652224467828736