Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160750
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
id UFSC_17cf95c8f77bdf5643261e08cdabf79a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160750
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)EnfermagemInformática na enfermagemEducação em EnfermagemEstado de consciênciaTranstornos da consciênciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015A adoção de novas tecnologias de informação e comunicação na educação causou mudanças no paradigma educacional tradicional promovendo novas formas de ensinar e aprender, demandando novos comportamentos em docentes e discentes, novas formas de relacionamento, novas maneiras de pensar e de produzir/construir conhecimento. Nesse sentido, os objetivos desse estudo foram: Estruturar o conteúdo de avaliação do nível de consciência do paciente grave que compôs o aplicativo na plataforma mApp®; Desenvolver um aplicativo móvel de aprendizagem sobre a avaliação do nível de consciência de acordo com os módulos da plataforma mApp®; Medir o nível de aprendizagem dos alunos com a utilização do aplicativo mediante questões de pré e pós-teste; Analisar o resultado da avaliação de docentes especialistas em alta complexidade de um aplicativo móvel de aprendizagem inserido na plataforma mApp® para a avaliação do nível de consciência do paciente grave a partir do instrumento LORI®. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa do tipo semi-experimental não randomizado, equivalente, do tipo anterior e posterior e também é uma produção tecnológica fundamentada na metodologia Design Instrucional Contextualizado. O aplicativo móvel de aprendizagem foi desenvolvido nas dependências do Grupo de Pesquisas Clínica, Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem (GIATE), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram do estudo 21 alunos e 06 professores do departamento de enfermagem da UFSC. Foi aprovado pelo Comité de ética da Universidade Federal de Santa Catarina sob o número CAAE: 25453013.6.0000.0121. Como resultados foram produzidos 3 manuscritos, denominados: A construção de um aplicativo para a avaliação do nível de consciência em adultos; Avaliação do nível de consciência: aprendizagem mediada pelo aplicativo OMAC; Aplicativo para avaliação do nível de consciência: análise de docentes. Os resultados desses manuscritos apontaram que: para a construção do aplicativo denominado OMAC (Objeto Móvel deAvaliação do Nível de Consciência), identificou-se as necessidades e nós críticos da aprendizagem para avaliação do nível de consciência, construiu-se o design, o desenvolvimento e avaliação do aplicativo que caracterizou-se pelo seu caráter inovador, pela possibilidade de ser acessado do celular ou de outros dispositivos móveis, de proporcionar possibilidade de aprendizado sem pressão de tempo ou lugar. Quanto a aprendizagem mediada pelo aplicativo OMAC dos alunos com a utilização do aplicativo mediante questões de pré e pós-teste, a diferença entre as médias apontaram que essa ferramenta contribui com o aprendizado, uma vez que a média de 5,73 pontos, após uma semana de uso do aplicativo, passou para 7,83 pontos (p<0,001). Isoladamente, 81% dos participantes atingiram a média alvo de 7,0 pontos. A avaliação de docentes especialistas em alta complexidade do aplicativo OMAC por meio do instrumento LORI® apontou uma avaliação positiva (mediana 4) do aplicativo. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a educação mediada pelo uso de aplicativos, bem como na formulação de políticas educacionais que estimulem a adoção dessa importante estratégia para a melhoria do processo assistencial e educativo.<br>Abstract : The adoption of new information technologies and communication in education has caused changes in the traditional educational paradigm by promoting new forms of teach and learn, requiring new behaviors in teachers and students, new relationships, new ways of thinking and produce / build knowledge. In this sense, the objectives of this study were: Structure the evaluation contents of severe patient's level of consciousness that wrote the application in mApp® platform; Develop a mobile application for learning about the assessment of the level of consciousness according to the modules of mApp® platform; Measure the level of student learning using the application through issues of pre- and post-test; Analyze the results of the assessment expert teachers for high complexity of a mobile application inserted in mApp® learning platform for evaluating the critical patient's level of consciousness from LORI® instrument. It is a quantitative study of the semi-experimental no randomized, equivalent, the anterior and posterior type and is also a technology based in production in methodology Instructional Design in context. The mobile learning application was developed on the premises of the Group of Clinical Research, Technology and Informatics in Health and Nursing (GIATE), the Graduate Program in Nursing at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Participants were 21 students and 06 teachers of nursing department of UFSC. It was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Santa Catarina under number CAAE: 25453013.6.0000.0121. The results were produced three manuscripts, called: Building an application for assessment of the level of consciousness in adults; The level of awareness reviewed learning mediated OMAC application; Application for assessing the level of awareness: analysis of teachers. The results showed that these manuscripts: to build the single application OMAC (Object Mobile consciousness level evaluation), we identified the critical needs and we learning to assess the level of awareness, built up the design, development and evaluation of the application that was characterized by its innovative character, the possibility of being accessed cell phone or other mobile devices, to provide possibility of no time or place pressure learning. Considered to learning mediated OMACapplication of the students using the application issues by pre- and post-test, the difference between the averages showed that this tool contributes to the learning, since the average of 5.73 points, after a application usage week, rose to 7.83 points (p <0.001). Separately, 81% of participants reached the target average of 7.0 points. The evaluation expert teachers for high complexity of OMAC application through LORI® instrument apontouuma positive evaluation (median 4) of the application. It is hoped that this research will contribute to education mediated by the use of applications as well as in the formulation of educational policies that encourage the adoption of this important strategy for improving the care and education process.Dal Sasso, Grace Teresinha MarconUniversidade Federal de Santa CatarinaBarros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos2016-04-19T04:16:38Z2016-04-19T04:16:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis182 p.| il.il., tabs.application/pdf337959https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160750porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:16:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160750Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:16:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
title Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
spellingShingle Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
Enfermagem
Informática na enfermagem
Educação em Enfermagem
Estado de consciência
Transtornos da consciência
title_short Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
title_full Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
title_fullStr Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
title_full_unstemmed Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
title_sort Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC)
author Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
author_facet Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dal Sasso, Grace Teresinha Marcon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Informática na enfermagem
Educação em Enfermagem
Estado de consciência
Transtornos da consciência
topic Enfermagem
Informática na enfermagem
Educação em Enfermagem
Estado de consciência
Transtornos da consciência
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-19T04:16:38Z
2016-04-19T04:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337959
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160750
identifier_str_mv 337959
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 p.| il.il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947123671040