O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_181787df2664f78bf3ae7c1fd98e715e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75929 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendoCiencias (Segundo grau)Estudo e ensinoTesesDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este relato/reflexão consiste de três capítulos. No primeiro, esboço certas relações entre educação, arte, escola e vida. Descrevo e analiso as práticas pedagógicas dos Museus Interativos Exploratonium (EUA) e Espaço Ciência Viva (Rio de Janeiro) procurando suas contribuições para o ensino no espaço formal. Relaciono esta elaboração do saber-fazer com a proposição de alfabetização técnica de Maurice Bazin. O segundo capítulo trata da prática desenvolvida por mim no espaço formal de ensino, no qual faço uma reflexão sobre algumas propostas importantes baseadas no ensino de conceitos. O terceiro capítulo refere-se a prática no espaço não formal. Neste caso, procuro recuperar os sentidos comumente atribuídos ao termo “oficina” e abordo questões referentes ao processo de construção/vivência da Oficina de Alfabetização Técnica: “Entendendo o “click” da máquina fotográfica”. O conjunto destes segmentos refere-se à prática/reflexão vivenciada no período do Mestrado em Educação e Ciência e diz respeito a um desejo de construir o saber que se efetive no aprender fazendo, transformado em saber poder.Abstract: This report/reflection consist of three chapters. In the first chapter, I discuss the relation amount education, art, school and life. I describe and analyze pedagogical practice of the Interactive Museum of Art and Perception - Exploratorium (CA-USA) and Espaço Ciência Viva (RJ-BR) searching for their contribution to the formal teaching. Also, I discuss the relation between technical literacy, by Maurice Bazin, and know-how. The second chapter is about my formal teaching practice and conceptual teaching of Physics. The third chapter is about informal space of education, mainly the development of a workshop called “Technical Literacy Workshop”. The assembler of this chapters refers to the practice I had as a master degree student and my desire to build the effective knowledge while leam doing things. This way, to know became power.Florianópolis, SCBazin, MauricePey, Maria OlyUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Ademilde2012-10-16T05:47:45Z2012-10-16T05:47:45Z19931993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139175http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-27T10:30:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75929Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-27T10:30:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
title |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
spellingShingle |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo Sartori, Ademilde Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Teses |
title_short |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
title_full |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
title_fullStr |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
title_full_unstemmed |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
title_sort |
O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo |
author |
Sartori, Ademilde |
author_facet |
Sartori, Ademilde |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bazin, Maurice Pey, Maria Oly Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Ademilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Teses |
topic |
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Teses |
description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993 2012-10-16T05:47:45Z 2012-10-16T05:47:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
139175 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929 |
identifier_str_mv |
139175 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652197413519360 |