O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Ademilde
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_181787df2664f78bf3ae7c1fd98e715e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75929
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendoCiencias (Segundo grau)Estudo e ensinoTesesDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este relato/reflexão consiste de três capítulos. No primeiro, esboço certas relações entre educação, arte, escola e vida. Descrevo e analiso as práticas pedagógicas dos Museus Interativos Exploratonium (EUA) e Espaço Ciência Viva (Rio de Janeiro) procurando suas contribuições para o ensino no espaço formal. Relaciono esta elaboração do saber-fazer com a proposição de alfabetização técnica de Maurice Bazin. O segundo capítulo trata da prática desenvolvida por mim no espaço formal de ensino, no qual faço uma reflexão sobre algumas propostas importantes baseadas no ensino de conceitos. O terceiro capítulo refere-se a prática no espaço não formal. Neste caso, procuro recuperar os sentidos comumente atribuídos ao termo “oficina” e abordo questões referentes ao processo de construção/vivência da Oficina de Alfabetização Técnica: “Entendendo o “click” da máquina fotográfica”. O conjunto destes segmentos refere-se à prática/reflexão vivenciada no período do Mestrado em Educação e Ciência e diz respeito a um desejo de construir o saber que se efetive no aprender fazendo, transformado em saber poder.Abstract: This report/reflection consist of three chapters. In the first chapter, I discuss the relation amount education, art, school and life. I describe and analyze pedagogical practice of the Interactive Museum of Art and Perception - Exploratorium (CA-USA) and Espaço Ciência Viva (RJ-BR) searching for their contribution to the formal teaching. Also, I discuss the relation between technical literacy, by Maurice Bazin, and know-how. The second chapter is about my formal teaching practice and conceptual teaching of Physics. The third chapter is about informal space of education, mainly the development of a workshop called “Technical Literacy Workshop”. The assembler of this chapters refers to the practice I had as a master degree student and my desire to build the effective knowledge while leam doing things. This way, to know became power.Florianópolis, SCBazin, MauricePey, Maria OlyUniversidade Federal de Santa CatarinaSartori, Ademilde2012-10-16T05:47:45Z2012-10-16T05:47:45Z19931993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139175http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-27T10:30:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75929Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-27T10:30:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
title O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
spellingShingle O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
Sartori, Ademilde
Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
Teses
title_short O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
title_full O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
title_fullStr O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
title_full_unstemmed O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
title_sort O desejo de saber: a arte de aprender/ensinar fazendo
author Sartori, Ademilde
author_facet Sartori, Ademilde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bazin, Maurice
Pey, Maria Oly
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Ademilde
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
Teses
topic Ciencias (Segundo grau)
Estudo e ensino
Teses
description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993
2012-10-16T05:47:45Z
2012-10-16T05:47:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 139175
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929
identifier_str_mv 139175
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652197413519360