Reconfiguração e matemágica : um caminho para a aprendizagem de geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169077 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016. |
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Reconfiguração e matemágica : um caminho para a aprendizagem de geometriaEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaEstudo e ensinoSemióticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca da Reconfiguração sob a ótica da Teoria de Registros de Representação Semiótica concebida por Raymond Duval. Na qual a reconfiguração enquanto operação de tratamento figural emerge como instrumentação metodológica auxiliar aos processos de ensino e aprendizagem de Geometria. Para tanto será explanada a Reconfiguração atrelada a conteúdos de Geometria do Ensino Fundamental. O estudo do tema desta pesquisa consistirá em uma intervenção didática direcionada aos alunos do quinto ano. Como a reconfiguração neste trabalho se apresenta como uma instrumentação auxiliar de ensino, a prática realizada absorveu como assunto principal o pentagrama, enquanto figura geométrica que permite inúmeras construções e reconstruções, e permite também inúmeras reconfigurações. Como abordagem do pentagrama, intuindo demonstrar especificamente o tratamento operatório de reconfiguração, utilizou-se nesta pesquisa o recurso de vídeo, inicialmente por meio da apresentação de um filme de curta duração chamado ?Donald e a Matemágica?, que contextualiza a formação e as propriedades do pentagrama. Posteriormente as imagens do vídeo foram separadas por quadros, e reapresentadas aos alunos para demonstrar pontualmente cada reconfiguração realizada. Tais escolhas formaram o objeto de estudo desta pesquisa, onde buscou-se analisar a positividade resultante dos processos de apreensão do conhecimento através da reconfiguração, o que se confirmou por meio de uma análise qualitativa do potencial de aplicabilidade desta instrumentação.<br>Abstract : This paper presents a survey about the configuration from the perspective of Semiotics Representation Registers Theory conceived by Raymond Duval. In which the reconfiguration while figural processing operation emerges as a methodological instrumentation assist the processes of teaching and learning geometry. For this will be explained the Reconfiguration linked to the elementary school geometry content. The theme of this research study will consist of an educational intervention directed to fifth graders. How reconfiguration in this work is presented as a teaching aid instrumentation, practice performed absorbed as main subject the pentagram, while geometric figure that allows numerous constructions and reconstructions, and also allows numerous reconfigurations. As pentacle approach, intuiting specifically demonstrate the surgical treatment of reconfiguration, was used in this study the video feature, initially through the presentation of a short film called "Donald and Matemágica", which contextualizes the formation and properties the pentagram. Later images of the video were separated by frames, and restated students to demonstrate punctually each reconfiguration performed. Such choices have formed the object of study of this research, which sought to analyze the resulting positive apprehension of processes of knowledge through the reconfiguration, which was confirmed by a qualitative analysis of the potential applicability of this instrumentation.Moretti, Méricles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Liza Santos de2016-10-11T04:03:18Z2016-10-11T04:03:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p.| il., grafs.application/pdf342185https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169077porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T04:03:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169077Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-11T04:03:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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