A polêmica e dialética relação entre teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Cristina da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100626
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Elaine Cristina daSarmento, Hélder Boska de Moraes2013-06-25T21:01:14Z2013-06-25T21:01:14Z20122012308832http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100626Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço SocialEsta dissertação foi desenvolvida como uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, e fundamentado no método crítico-dialético. Neste sentido, o problema/objeto de análise, bem como toda a pesquisa foram construídos na perspectiva teórica marxista, visando interpretar e compreender a realidade de forma dialética, histórica e com base na totalidade social. Portanto, teve como objeto de estudo a identificação da articulação realizada entre conhecimentos teóricos e prática profissional do Serviço Social nas dissertações de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, no âmbito do Serviço Social Brasileiro, reconhecendo a forma com que foram abordadas e problematizadas, a fim de evidenciar quais tem sido as concepções defendidas e exploradas pelos mestrandos em suas produções nos dez anos de história do programa. Para tanto, procurou destacar e reafirmar, através de uma abordagem teórica, na formação profissional e na produção do conhecimento do Serviço Social, a indissociabilidade na articulação entre teoria e prática, debatendo com propriedade a dimensão interventiva da profissão. Como resultados foram identificados as concepções que surgem ao tratar da prática profissional articulada conscientemente a um conhecimento teórico, foram elencadas as dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas, técnico-operativas e ideológicas contidas na prática do Serviço Social, bem como ressaltado a importância do conhecimento e do projeto ético-político para a efetivação de uma ação qualificada. Acredita-se que a pesquisa é de relevância significativa para os caminhos que vêm seguindo o PPGSS da UFSC em seus dez anos de existência, e possibilita a discussão sobre a forma em que este tema é abordado, seus limites, entraves, avanços e os novos caminhos a serem traçados, percorridos e aperfeiçoados. Também pode contribuir com as demais Unidades de Ensino em Serviço Social, tanto em nível de graduação, como e principalmente no nível de pós-graduação, pois realiza uma reflexão acerca do que vêm sendo produzido de conhecimento no Serviço Social com relação à temática, problematizando a importância ou relevância que vêm sendo dado a temas particulares da profissão e incitando a necessidade de "tratar" desta questão de forma específica e qualificada, dado a sua relevância e complexidade enquanto profissão e área de conhecimento.Questo documento è stato sviluppato come una letteratura di natura qualitativa, e fondati nella critico-dialettico metodo. In questo senso, il problema / oggetto di analisi, così come tutte le ricerche sono state costruite sulla prospettiva teorica marxista, al fine di interpretare e comprendere la realtà in modo dialettico, basato sulla totalità storica e sociale. Pertanto, un oggetto di studio era di identificare il legame tra la conoscenza teorica e pratica professionale delle tesi di Master Social Work nel programma di Laurea in Servizio Sociale presso l'Università Federale di Santa Catarina, in Brasile il servizio sociale, riconoscendo il modo sono stati affrontati e problematizzata, al fine di dimostrare i concetti che sono stati detenuti e gestiti da studenti del Master nelle loro produzioni nei dieci anni di storia del programma. Per farlo, ha cercato di evidenziare e ribadire, attraverso un approccio teorico, la formazione professionale e la produzione di conoscenza dei servizi sociali, il legame inscindibile tra la teoria e la pratica, lottando con la proprietà dimensione della professione intervenire. I risultati individuati i concetti che emergono quando si tratta di pratica professionale consapevolmente articolato una conoscenza teorica, le dimensioni sono state elencate teorico e metodologico, etico e politico, tecnico, operativo e ideologiche contenute nella pratica del lavoro sociale, e ha sottolineato l'importanza di progetto di conoscenza ed eticopolitico per la realizzazione di un'azione qualificato. Si ritiene che la ricerca è di notevole rilevanza per i percorsi che hanno seguito le UFSC PPGSS nei suoi dieci anni di esistenza, e permette la discussione sul modo in cui viene affrontato questo problema, i suoi confini, barriere e nuovi progressi percorsi da calchi, coperte e migliorato. Può anche aiutare con le altre Unità di insegnamento nel lavoro sociale, sia a livello universitario, in quanto principalmente il livello di laurea, svolge una riflessione su ciò che vedono in corso di produzione della conoscenza nel lavoro sociale, rispetto al soggetto, mettendo in discussione l'importanza o rilevanza che sono state date ai problemi della professione e sollecitando la necessità di "curare" questa problematica in modo specifico e qualificato, data la sua importanza e complessità come professione e campo.309 p.| tabs., grafs.porFlorianópolisServiço socialFormação profissionalServiço socialPesquisaServiço socialEstudo e ensinoSanta CatarinaA polêmica e dialética relação entre teoria e práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL308832.pdfapplication/pdf2225971https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/100626/1/308832.pdf02a18f0509f7282368ca0081ce9553bdMD51123456789/1006262013-06-25 18:01:15.164oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100626Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T21:01:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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