MODELAGEM DE PROCESSO DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIANCHI, ISAIAS SCALABRIN
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO, JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES, COELHO, TAINÁ TEREZINHA, HARGER, CARLOS AUGUSTO, MICHELAN, LUCIANO SÉRGIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96913
Resumo: A Educação a Distância (EaD) caracteriza-se como um sistema tecnológico de comunicação bidirecional que substitui o contato físico professor-estudante como meio preferencial de ensino, sendo ainda uma modalidade de educação aonde se permite criar uma ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos, possibilitando a aprendizagem independente e flexível dos estudantes. A partir desta definição percebe-se que um dos principais pilares da EAD está pautado nos recursos didáticos que apóiam a intermediação do ensino e aprendizagem entre professor e estudante, e a partir do uso correto desses recursos, tutores e docentes promovem uma educação de qualidade. A utilização de uma representação gráfica (fluxograma, BPMN - Business Process Modeling Notation) possibilita transmitir de forma fácil e rápida regras e passos no qual se constrói um processo. Com base no exposto, o presente estudo tem por objetivo caracterizar o Processo de Produção de Material Didático (PPMD) do curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentando as principais etapas e definindo o papel dos principais agentes envolvidos, e a partir dessas informações, propor melhorias nesse processo. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise do caso foi contextualizado o curso de Administração a Distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil. As considerações finais tomam por base o planejamento constante das etapas do PPMD, de modo a conhecer e detalhar os principais fluxos de informação inseridos no processo. É recomendado o uso da modelagem BPMN para a melhor representação gráfica do processo, criando-se um modelo entendível para todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento, implementação e controle da produção de material didático.
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