Gestão universitária: significado para enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Kamylla Santos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175876
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.
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spelling Gestão universitária: significado para enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade públicaEnfermagemEstudo e ensinoEnsino superiorEnfermeirosEnfermeirasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.Estudo com objetivo de compreender o significado da gestão universitária realizada por enfermeiros docentes que atuaram e/ou atuam como gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Adotou-se como referencial teórico o pensamento complexo de Edgar Morin. Pesquisa qualitativa, ancorada pela Teoria Fundamentada nos Dados (GroundedTheory). O cenário da pesquisa foi uma Universidade Federal do sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016. A seleção dos participantes foi intencional, por amostragem teórica e apoiada nos seguintes critérios de inclusão: enfermeiro docente universitário lotado no departamento de enfermagem com regime de trabalho de dedicação exclusiva, que já tenham assumido cargos de gestão universitária ou estejam, no mínimo, há seis meses nesses cargos e enfermeiro docente universitário aposentado que já tenha assumido cargos de gestão universitária. Os critérios de exclusão: ex-gestores docentes afastados do trabalho, por quaisquer motivos, durante o período de coleta de dados e docentes substitutos. Compuseram este estudo 19 enfermeiros docente gestores divididos em dois grupos amostrais, sendo o primeiro grupo constituído por 09 docentes (02 chefes de departamento e 07 ex-chefes de departamento). O segundo grupo amostral foi formado por 10 docentes (04 coordenadores do curso, 04 ex-coordenadores e 02 atuando em cargos de gestão em outras instâncias universitárias). O processo de coleta e análise dos dados ocorreu simultaneamente, sendo a análise realizada em três etapas, a saber: codificação aberta, codificação axial e integração. Foi utilizado o softwareNVivo10® para auxiliar na organização dos dados no processo de análise. Do processo analítico dos dados, emergiu o fenômeno da pesquisa, intitulado ?Articulando coletivos complexos por meio da gestão universitária para formação qualificada de novos enfermeiros?, sustentado por três categorias que promovem um movimento indutor para o fenômeno central, concernentes aos componentes: condições ?Percebendo o compromisso com o coletivo, as experiências anteriores e formação para a gestão docuidado, como motivações para ser docente gestor.?, ações-interações ?Conhecendo e reconhecendo na prática o processo de gestão universitária, limites e possibilidades na coordenação de assuntos coletivos complexos.? consequências, sendo ?Aperfeiçoando o trabalho docente e se responsabilizando com a formação universitária.?. Evidencia-se que a compreensão dos significados da gestão universitária realizada por enfermeiros docentes que atuaram e/ou atuam como gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública, possibilitou compreender o fenômeno do estudo, no qual emergiram ações individuais e coletivas que diluídas nesse espaço social e complexo, condicionaram experiências de ações e interações para os docentes e os envolvidos, emergindo repercussões no processo da gestão universitária. Por fim, ao incorporar a dinâmica de trabalho os participantes destacaram a importância da educação permanente para aprimorar a sua prática na gestão universitária, possibilitando o conhecimento global das especificidades da organização, o aperfeiçoamento do seu trabalho, dos demais docentes e envolvidos ao gerenciar e articular interesses de coletivos complexos a fim de prover condições necessárias para a formação de enfermeiros qualificados e responsáveis com a sociedade.<br>Abstract : A study aimed at understanding the meaning of university management performed by nursing professors who act and/or have acted as managers in the undergraduate nursing course of a public university. The complex thinking of Edgar Morin was adopted as a theoretical reference. This is a qualitative study based on Grounded Theory. The research scenario was a Federal University in the south of Brazil. Data collection took place between May and September, 2016. Participant selection was intentional by theoretical sampling and based on the following inclusion criteria: University nursing professor exclusively working in the Nursing department, having already held university management positions or having served in office for at least six months, or retired university nursing professors who have held university management positions. Exclusion criteria were: former managing professors who are on leave for any reason during the data collection period and substitute professors. This study was composed of 19 nursing professor managers divided into two sample groups, with the first group consisting of 09 professors (02 department heads and 7 former department heads). The second sample group consisted of 10 professors (04 course coordinators, 04 former coordinators and 02 working other management positions). The data collection process and analysis occurred simultaneously, and the analysis was performed in three stages, namely: open coding, axial coding and integration. NVivo10® software was used to help organize the data in the analysis process. The study phenomenon emerging from the analytical data processing is entitled ?Articulating complex groups through university management for qualified training of new nurses?, supported by three categories which promote an inductive movement towards the central phenomenon, concerning the following components: conditions - ?Realizing the commitment to the collective, previous experiences and training for care management as motivations for being a managing professor?; actions-interactions - ?Getting to know and recognizing the university management process, limits and possibilities in coordinating complex collective issues in practice?; and consequences- ?Improving teaching work and taking responsibility for university education.? We highlight that understanding the meanings of university management by nursing professors who act and/or have acted as managers in the Nursing undergraduate course at a public university has enabled them to understand the study phenomena, from which have emerged individual and collective actions that are diluted in this social space and complex conditioned experiences of actions and interactions for teachers and those involved, with repercussions in the university management process. Finally, by incorporating work dynamics, participants emphasized the importance of continuing education to improve their university management practice; thus enabling knowledge about organizational specificities, improvement in their work and for other professors and those involved in managing and articulating the interests of complex collectives in order to provide the necessary conditions for the training of qualified and responsible nurses for society.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Kamylla Santos da2017-05-23T04:19:20Z2017-05-23T04:19:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 p.| il.application/pdf345616https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175876porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:19:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:19:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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