Corpo e formação humana: uma perspectiva fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Talian Cordeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169244
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling Corpo e formação humana: uma perspectiva fenomenológica EducaçãoCorpo humano na educaçãoFenomenologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.A presente dissertação propõe, a partir da Fenomenologia e, especialmente de Merleau-Ponty, refletir o lugar do corpo no processo de Formação Humana. Inicialmente, é apresentado um prefácio, com o intuito de introduzir o leitor à ideia de corpo, a partir do corpo da Mestranda em questão, entendendo, por esse corpo, um lugar que nunca se acomoda e que, ao mesmo tempo, é sempre falta de ser. Em seguida, esse conceito de corpo desvela-se em inúmeros questionamentos, orientando o que se passa em cada capítulo. Essa pesquisa busca apresentar o corpo como propriedade inteligente, pré-reflexiva, dotada de orientação intencional e que, concomitantemente, é criativo nas suas diversas formas de manifestação. A partir de um retorno às coisas mesmas, de qualquer predicativo, encontramos o mundo da vida, um mundo que nos chega pelos poros, que nos atravessa, nos causando coisas no corpo; e qualquer conceituação é sempre segundo àquilo que foi vivido. O sensível e a percepção - no sentido de uma totalidade, já carregada de um sentido - habitam essa pesquisa. Essa totalidade quenos chega, a partir de um sensível que somos ao mundo, muitas vezes, não se acomoda àquilo que é cultural, causando um estranhamento, que se aproxima muito daquilo que Sigmund Freud chamou de sexual. Dentre muitos questionamentos dessa pesquisa, um é mais intencional e a orienta. No momento em que esse corpo é compreendido como sexual - entendendo rapidamente por sexualidade um corpo que é sempre falta de ser -, procuramos refletir: a Educação favorece ou interdita a sexualidade, o estranho, o corpo como ser no mundo e de que forma a Filosofia da Educação e o conceito de Formação Humana mostram-se possíveis a acolher esse corpo como lugar existencial de formação e autoformação?<br>Abstract : With the present dissertation was proposed a reflection about the placeof the body in the human development process from the phenomenology and especially Merleau-Ponty point of view. Initially, a preface is presented, in order to introduce the reader the idea of body, considering the body of the graduate student in question, understanding by this body,a place that never sleeps and at the same time is always miss being. Then, this concept of body is revealed in numerous questions, directing what is happening in each chapter. With this research were aimed to reveal the body as an intelligent property, pre-reflective, endowed with intentional orientation and at the same time is creative in its various manifestations. From a return to things, from any predicative, we find the world of life, a world that comes in through the pores, which runs through us, causing us things in the body; and any concept is always second to what was experienced. The sensitiveness and perception - in the sense of a totality, already laden with a sense - it is something that inhabits this research. This entireness which comes to us as a response to a sensitive way in which we face the world often does not accord to what is cultural, causing an estrangement, which is very close to what Sigmund Freud called sexual. Among many questions of this research, one is more intentional and works as a guide. At the time that this body is understood as sexual, we try to consider: - understanding rapidly sexuality a body that is always unfulfilled about his reason to be - do the education favors or forbid sexuality, the stranger, the body as being in the world? How the Philosophy of Education and the concept of human development is shown possible to accept this body as an existential place of educating and self-educating?Moura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaBatista, Talian Cordeiro2016-10-18T03:08:04Z2016-10-18T03:08:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf342941https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169244porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T03:08:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169244Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-18T03:08:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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