ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HAWERROTH, JOLMAR LUIS
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: HÉKIS, HÉLIO ROBERTO, QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS, QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.
id UFSC_1a0d0f05d9c99f9098d61830b8e5ba8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96957
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTEO presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.INPEAU2012-11-05T17:39:40Z2012-11-05T17:39:40Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957HAWERROTH, JOLMAR LUISHÉKIS, HÉLIO ROBERTOQUEIROZ, JAMERSON VIEGASQUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:02:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:02:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
title ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
spellingShingle ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
HAWERROTH, JOLMAR LUIS
title_short ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
title_full ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
title_fullStr ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
title_sort ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
author HAWERROTH, JOLMAR LUIS
author_facet HAWERROTH, JOLMAR LUIS
HÉKIS, HÉLIO ROBERTO
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
author_role author
author2 HÉKIS, HÉLIO ROBERTO
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HAWERROTH, JOLMAR LUIS
HÉKIS, HÉLIO ROBERTO
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-05T17:39:40Z
2012-11-05T17:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651894304800768