ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada. |
id |
UFSC_1a0d0f05d9c99f9098d61830b8e5ba8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96957 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTEO presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.INPEAU2012-11-05T17:39:40Z2012-11-05T17:39:40Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957HAWERROTH, JOLMAR LUISHÉKIS, HÉLIO ROBERTOQUEIROZ, JAMERSON VIEGASQUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:02:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96957Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:02:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
title |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE HAWERROTH, JOLMAR LUIS |
title_short |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
title_full |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
title_sort |
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE |
author |
HAWERROTH, JOLMAR LUIS |
author_facet |
HAWERROTH, JOLMAR LUIS HÉKIS, HÉLIO ROBERTO QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
author_role |
author |
author2 |
HÉKIS, HÉLIO ROBERTO QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HAWERROTH, JOLMAR LUIS HÉKIS, HÉLIO ROBERTO QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-05T17:39:40Z 2012-11-05T17:39:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651894304800768 |