Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Futami, André Hideto
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_c35b60bec7273ca2d087527cb757cd9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106507
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produtoEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho objetiva mostrar a importância que o conhecimento representa para as organizações, principalmente em uma era em que a competição desconhece fronteiras. O conhecimento tornou-se o principal recurso de tudo o que é produzido pela organização. Os problemas de qualidade, custo e competitividade remonta em um problema muito mais fundamental, que é a incapacidade das organizações de aprender e abster-se de repetir constantemente os mesmos erros. O conhecimento organizacional é o fator que permite desenvolver uma competência de forma a elevar o nível de qualidade dos bens, serviços e métodos. O valor da maioria dos produtos e serviços depende de como são desenvolvidos os fatores intangíveis baseados no conhecimento. O conhecimento tácito de natureza subjetiva, altamente pessoal e difícil de formalizar, é a base do conhecimento organizacional. A eficiência da criação do conhecimento é dada pela capacidade da organização em converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Assim, a criação de um novo conhecimento é o resultado de uma intensiva interação entre os membros da organização. A crescente importância que o conhecimento desempenha nos processos operacionais exige uma mudança comportamental da organização para administrar o novo recurso. A função da organização nesse processo é fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, para criar e acumular conhecimento em nível organizacional. O foco da gestão do conhecimento, portanto, precisa estar nos fluxos de conhecimentos, visão, confiança e comunicação, e não na alocação de poder e recursos. Administrar essas colaborações requer uma mudança no conceito de trabalho tradicional.Florianópolis, SCPossamai, OsmarUniversidade Federal de Santa CatarinaFutami, André Hideto2013-12-05T20:56:20Z2013-12-05T20:56:20Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 156 f.| il.application/pdf181123https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:55:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:55:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
title Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
spellingShingle Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
Futami, André Hideto
Engenharia de produção
Gestão do conhecimento
Competencia
(Autoridade legal)
title_short Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
title_full Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
title_fullStr Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
title_full_unstemmed Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
title_sort Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
author Futami, André Hideto
author_facet Futami, André Hideto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Possamai, Osmar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Futami, André Hideto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Gestão do conhecimento
Competencia
(Autoridade legal)
topic Engenharia de produção
Gestão do conhecimento
Competencia
(Autoridade legal)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2013-12-05T20:56:20Z
2013-12-05T20:56:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181123
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507
identifier_str_mv 181123
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 156 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004898111488