Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Cintia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174556
Resumo: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/88
id UFSC_1b3b80a47e66fb98b7e9798e2049db66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174556
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)Manual pedagógicoHistória da educação matemáticaJogos para o ensino de matemáticaProgrâma de Matemáticahttps://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/88Este artigo está inserido no campo da história da educação matemática e utiliza um manual pedagógico como fonte de pesquisa, fonte essa, assim como os livros didáticos, que tinham seu uso negligenciado até a década de 1970, porém que de lá até os dias de hoje vem crescendo expressivamente as pesquisas as utilizam como fontes. Destaca-se que este artigo está em consonância com a pesquisa de mestrado da autora, a qual objetiva-se pesquisar ‘Os jogos para o ensino de aritmética nos livros didáticos em tempos da Escola Nova no Brasil, 1920- 1960’. Especificamente este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise do manual “Progrâma de Matemática” (1934) e compreender como são indicados os jogos para o ensino da matemática e quais seus objetivos de acordo com categorizações propostas por Irene de Albuquerque (1958). Nota-se a presença da indicação de jogos para o ensino de matemática no manual em questão, jogos estes que são bem detalhados, evidenciando materiais utilizados, conteúdos trabalhos, bem como o passo a passo de cada jogo. Ainda, a partir da análise dos objetivos dos jogos de acordo com as categorizações de Albuquerque, percebeu-se que todos atendem as três categorias sugeridas – fixação, recreação e motivação.Caminhos da Educação Matemática em Revista2017-04-06T18:24:25Z2017-04-06T18:24:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHNEIDER, Cintia. Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico progrâma de matemática (1934). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.54-67, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174556Schneider, Cintiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-30T02:43:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174556Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-30T02:43:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
title Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
spellingShingle Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
Schneider, Cintia
Manual pedagógico
História da educação matemática
Jogos para o ensino de matemática
Progrâma de Matemática
title_short Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
title_full Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
title_fullStr Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
title_full_unstemmed Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
title_sort Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico Progrâma de Matemática (1934)
author Schneider, Cintia
author_facet Schneider, Cintia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Manual pedagógico
História da educação matemática
Jogos para o ensino de matemática
Progrâma de Matemática
topic Manual pedagógico
História da educação matemática
Jogos para o ensino de matemática
Progrâma de Matemática
description https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/88
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-06T18:24:25Z
2017-04-06T18:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHNEIDER, Cintia. Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico progrâma de matemática (1934). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.54-67, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174556
identifier_str_mv SCHNEIDER, Cintia. Os jogos para o ensino de matemática no manual pedagógico progrâma de matemática (1934). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.54-67, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652093653778432