A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aldo Melhor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cal, Cristina Weber, Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181011
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos de graduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.
id UFSC_1b4a0a22f0f924080174f178e4b1b6b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181011
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.Graduaçãoavaliaçãosistemas de informaçãoEste artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos de graduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.2017-11-17T17:20:40Z2017-11-17T17:20:40Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181011Barbosa, Aldo MelhorCal, Cristina WeberFerreira, Rodrigo Luiz Lasseporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181011Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
title A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
spellingShingle A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Barbosa, Aldo Melhor
Graduação
avaliação
sistemas de informação
title_short A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
title_full A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
title_fullStr A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
title_full_unstemmed A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
title_sort A REORIENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS RELATIVOS ÀS INFORMAÇÕES E DADOS DA GRADUAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
author Barbosa, Aldo Melhor
author_facet Barbosa, Aldo Melhor
Cal, Cristina Weber
Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
author_role author
author2 Cal, Cristina Weber
Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Aldo Melhor
Cal, Cristina Weber
Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação
avaliação
sistemas de informação
topic Graduação
avaliação
sistemas de informação
description Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos de graduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:20:40Z
2017-11-17T17:20:40Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181011
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652210607751168