A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aldo Melhor
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cal, Cristina Weber, Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/650
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos degraduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.
id BASR-0_4b863ca7655e737015b072cd4a770126
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/650
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of BahiaGraduaçãoavaliaçãosistemas de informação.Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos degraduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/65010.34115/basr.v2i7.650Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2350-2363Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2350-23632595-36212595-362110.34115/basr.v2i7reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/650/547Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Aldo MelhorCal, Cristina WeberFerreira, Rodrigo Luiz Lasse2018-11-05T17:45:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/650Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-11-05T17:45:35Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
title A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
spellingShingle A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
Barbosa, Aldo Melhor
Graduação
avaliação
sistemas de informação.
title_short A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
title_full A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
title_fullStr A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
title_full_unstemmed A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
title_sort A reorientação de procedimentos acadêmicos relativos às informações e dados da graduação para prestação de informações: a experiência da Universidade do Estado da Bahia / The reorientation of academic procedures related to undergraduate information and data to provide information: the experience of the State University of Bahia
author Barbosa, Aldo Melhor
author_facet Barbosa, Aldo Melhor
Cal, Cristina Weber
Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
author_role author
author2 Cal, Cristina Weber
Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Aldo Melhor
Cal, Cristina Weber
Ferreira, Rodrigo Luiz Lasse
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação
avaliação
sistemas de informação.
topic Graduação
avaliação
sistemas de informação.
description Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na reorganização da base de dados e reorientação dos procedimentos acadêmicos relativo aos cursos degraduação da referida instituição. Para tal fim, foram desenvolvidos estudos, análises e adotados procedimentos de gestão, para mapear e desenvolver ações sobre os principais problemas em torno dos registros acadêmicos relativos à graduação. A referida análise teve como tomou como base a análise dos dados coletados a partir do Sistema de Automação e Gerenciamento do Ensino Superior (SAGRES) e dos Microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desse modo, realizamos, inicialmente, uma contextualização sumária sobre a avaliação da graduação no Brasil, de maneira a apresentar a experiência da UNEB. Descrevemos, então, alguns procedimentos de gestão utilizados para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos de gestão de informações acadêmicas. A descrição de tais procedimentos pode se constituir em uma referência para instituições de ensino superior que se encontram em situação semelhante.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/650
10.34115/basr.v2i7.650
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/650
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i7.650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/650/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 7 (2018); 2350-2363
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 7 (2018); 2350-2363
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i7
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005040537600