Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Almir dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220552
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
id UFSC_1b4ea5817318ade5a900ce4caa73453b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220552
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deploymentEngenharia e gestão do conhecimentoGestão da informaçãoControle de qualidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.O volume exponencial diário de informações disponibilizadas na web sinaliza a necessidade de criação de metodologias e/ou processos de gestão da qualidade da informação que viabilizem as questões relacionadas com os critérios de avaliação da ?qualidade?. Este trabalho de caráter teórico/empírico apresenta a proposição de um modelo para apoiar a Gestão da Qualidade da Informação em portais do Poder Judiciário utilizando Fuzzy Quality Function Deployment, focado na abordagem da qualidade da informação baseada nas dimensões e nos atributos das informações textuais. O modelo proposto foi aplicado em um portal do Poder Judiciário e evidenciou um campo de incerteza, imprecisão e ambiguidades sobre o grau da qualidade do portal. A subjetividade envolvida e a experiência do usuário podem interferir na clareza dos resultados da avaliação. A validade e a confiabilidade do modelo foram verificadas pela análise de sua aplicação, o que provou ser uma ferramenta importante para os gestores de portais por oferecer condições para que seja implementada uma gestão de qualidade informacional eficiente, a fim de maximizar a satisfação dos clientes/usuários. Com base em sua estrutura, conclui-se que o modelo apresenta vantagens pois, inexiste a preocupação de priorizar usuários, dimensões e seus respectivos atributos, como também a simplicidade nos cálculos dos escores.Abstract: The daily exponential volume of information available on the web signals the need to create methodologies and/or information quality management processes that make issues related to the ?quality? assessment criteria feasible. This theoretical/empirical work presents the proposal of a model to support the Management of Information Quality in portals of the Judiciary using Fuzzy Quality Function Deployment, focused on the approach to information quality based on the dimensions and attributes of textual information. The proposed model was applied in a portal of the Judiciary and showed a field of uncertainty, imprecision and ambiguities about the degree of quality of the portal. The subjectivity involved and the user experience can interfere with the clarity of the evaluation results. The validity and reliability of the model were verified by analyzing its application, which proved to be an important tool for portal managers as it offers conditions for an efficient information quality management to be implemented in order to maximize user satisfaction customers/user. Based on its structure, it is concluded that the model has advantages because there is no concern to prioritize users, dimensions and their respective attributes, as well as simplicity in calculating scores.Bastos, Rogerio CidBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlbuquerque, Almir dos Santos2021-02-26T14:54:08Z2021-02-26T14:54:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis108 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf371060https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220552porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:54:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220552Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:54:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
title Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
spellingShingle Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
Albuquerque, Almir dos Santos
Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão da informação
Controle de qualidade
title_short Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
title_full Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
title_fullStr Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
title_full_unstemmed Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
title_sort Modelo de apoio a gestão da qualidade da informação em portais do poder judiciário utilizando fuzzy quality function deployment
author Albuquerque, Almir dos Santos
author_facet Albuquerque, Almir dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Rogerio Cid
Bastos, Lia Caetano
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Almir dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão da informação
Controle de qualidade
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão da informação
Controle de qualidade
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26T14:54:08Z
2021-02-26T14:54:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371060
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220552
identifier_str_mv 371060
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651888593207296