Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliberador, Marcella Savioli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Taralli, Cibele Haddad, Peres, Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244710
Resumo: Discutir formas de apoio ao processo de projeto é assunto atual, em função das mudanças e exigências e da complexidade que caracterizam os processos de projeto arquitetônico na atualidade. Nesse sentido, novas metodologias de projeto são necessárias. O objetivo dessa pesquisa é apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à etapa do plano de massas, através da discussão dos conceitos essenciais para a arquitetura escolar, incluindo questões de sustentabilidade. Em termos metodológicos, o desenvolvimento da ferramenta se deu a partir da identificação dos conceitos indicados na literatura; definição do tipo da ferramenta; desenvolvimento da ferramentas e testes e avaliações. Os testes indicaram que a metodologia do jogo é adequada, possibilitando ambiente favorável a criação no projeto, contribuindo para o foco das discussões e trazendo conceitos essenciais para a arquitetura escolar, desde asfasesiniciais do processo. Pretende-se que a ferramenta colabore para o aprofundamento das discussões da área, contribuindo com a melhoria dos edifícios escolares.
id UFSC_1c581f1a6a38e7e3aafb1669c4727521
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244710
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.Games as a support tool to the architectural school design process: the development of massing phase structured by a board game.Metodologia de projetos;Arquitetura escolar;Jogos;Plano de massasDesign Methodology; School Architecture; Games; Massing PhaseDiscutir formas de apoio ao processo de projeto é assunto atual, em função das mudanças e exigências e da complexidade que caracterizam os processos de projeto arquitetônico na atualidade. Nesse sentido, novas metodologias de projeto são necessárias. O objetivo dessa pesquisa é apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à etapa do plano de massas, através da discussão dos conceitos essenciais para a arquitetura escolar, incluindo questões de sustentabilidade. Em termos metodológicos, o desenvolvimento da ferramenta se deu a partir da identificação dos conceitos indicados na literatura; definição do tipo da ferramenta; desenvolvimento da ferramentas e testes e avaliações. Os testes indicaram que a metodologia do jogo é adequada, possibilitando ambiente favorável a criação no projeto, contribuindo para o foco das discussões e trazendo conceitos essenciais para a arquitetura escolar, desde asfasesiniciais do processo. Pretende-se que a ferramenta colabore para o aprofundamento das discussões da área, contribuindo com a melhoria dos edifícios escolares.Discussing ways to support the design process is a current issue, due to the changes and requirements related to the new architectural design processes. In this sense, new design methodologies are necessary. The objective of this research is to present the development of a tool to support the massing plase, through the discussion of essential concepts for school architecture, including sustainability issues. In methodological terms, the development of the tool was based on the identification of the concepts indicated in the literature; definition of the tool type; tool development and testing and evaluation. The tests indicated that the methodology of the game is adequate, enabling an environment favorable to design creation, contributing to the focus of discussions and bringing essential concepts to school architecture, from the early stages of the process. It is intended that the tool collaborate to deepen the discussions of the area, contributing to the improvement of school buildings.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-27T17:00:32Z2023-02-27T17:00:32Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244710Deliberador, Marcella SavioliTaralli, Cibele HaddadPeres, Giovannaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T17:00:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-27T17:00:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
Games as a support tool to the architectural school design process: the development of massing phase structured by a board game.
title Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
spellingShingle Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
Deliberador, Marcella Savioli
Metodologia de projetos;
Arquitetura escolar;
Jogos;
Plano de massas
Design Methodology; School Architecture; Games; Massing Phase
title_short Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
title_full Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
title_fullStr Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
title_full_unstemmed Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
title_sort Os jogos como ferramenta de apoio ao processo de projeto arquitetônico escolar: o desenvolvimento do plano de massas estruturado por jogo de tabuleiro.
author Deliberador, Marcella Savioli
author_facet Deliberador, Marcella Savioli
Taralli, Cibele Haddad
Peres, Giovanna
author_role author
author2 Taralli, Cibele Haddad
Peres, Giovanna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliberador, Marcella Savioli
Taralli, Cibele Haddad
Peres, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de projetos;
Arquitetura escolar;
Jogos;
Plano de massas
Design Methodology; School Architecture; Games; Massing Phase
topic Metodologia de projetos;
Arquitetura escolar;
Jogos;
Plano de massas
Design Methodology; School Architecture; Games; Massing Phase
description Discutir formas de apoio ao processo de projeto é assunto atual, em função das mudanças e exigências e da complexidade que caracterizam os processos de projeto arquitetônico na atualidade. Nesse sentido, novas metodologias de projeto são necessárias. O objetivo dessa pesquisa é apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à etapa do plano de massas, através da discussão dos conceitos essenciais para a arquitetura escolar, incluindo questões de sustentabilidade. Em termos metodológicos, o desenvolvimento da ferramenta se deu a partir da identificação dos conceitos indicados na literatura; definição do tipo da ferramenta; desenvolvimento da ferramentas e testes e avaliações. Os testes indicaram que a metodologia do jogo é adequada, possibilitando ambiente favorável a criação no projeto, contribuindo para o foco das discussões e trazendo conceitos essenciais para a arquitetura escolar, desde asfasesiniciais do processo. Pretende-se que a ferramenta colabore para o aprofundamento das discussões da área, contribuindo com a melhoria dos edifícios escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-02-27T17:00:32Z
2023-02-27T17:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244710
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652160345309184