Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliberador,Marcella Savioli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente construído (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273
Resumo: Resumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação.
id ANTAC-1_957f066f8d99cb35564d4f5aa6a6861b
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212018000200273
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativoAgentesArquitetura escolarProcesso participativo de projetoPrograma arquitetônicoJogos de apoioResumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273Ambiente Construído v.18 n.2 2018reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212018000200254info:eu-repo/semantics/openAccessDeliberador,Marcella SavioliKowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatzpor2018-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212018000200273Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2018-08-24T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
title Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
spellingShingle Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
Deliberador,Marcella Savioli
Agentes
Arquitetura escolar
Processo participativo de projeto
Programa arquitetônico
Jogos de apoio
title_short Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
title_full Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
title_fullStr Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
title_full_unstemmed Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
title_sort Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
author Deliberador,Marcella Savioli
author_facet Deliberador,Marcella Savioli
Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz
author_role author
author2 Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliberador,Marcella Savioli
Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes
Arquitetura escolar
Processo participativo de projeto
Programa arquitetônico
Jogos de apoio
topic Agentes
Arquitetura escolar
Processo participativo de projeto
Programa arquitetônico
Jogos de apoio
description Resumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212018000200254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.18 n.2 2018
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209103690858496