Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ambiente construído (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273 |
Resumo: | Resumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação. |
id |
ANTAC-1_957f066f8d99cb35564d4f5aa6a6861b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-86212018000200273 |
network_acronym_str |
ANTAC-1 |
network_name_str |
Ambiente construído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativoAgentesArquitetura escolarProcesso participativo de projetoPrograma arquitetônicoJogos de apoioResumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273Ambiente Construído v.18 n.2 2018reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212018000200254info:eu-repo/semantics/openAccessDeliberador,Marcella SavioliKowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatzpor2018-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212018000200273Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2018-08-24T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
title |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
spellingShingle |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo Deliberador,Marcella Savioli Agentes Arquitetura escolar Processo participativo de projeto Programa arquitetônico Jogos de apoio |
title_short |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
title_full |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
title_fullStr |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
title_full_unstemmed |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
title_sort |
Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo |
author |
Deliberador,Marcella Savioli |
author_facet |
Deliberador,Marcella Savioli Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz |
author_role |
author |
author2 |
Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deliberador,Marcella Savioli Kowaltowski,Doris Catharine Cornelie Knatz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agentes Arquitetura escolar Processo participativo de projeto Programa arquitetônico Jogos de apoio |
topic |
Agentes Arquitetura escolar Processo participativo de projeto Programa arquitetônico Jogos de apoio |
description |
Resumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000200273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1678-86212018000200254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ambiente Construído v.18 n.2 2018 reponame:Ambiente construído (Online) instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) instacron:ANTAC |
instname_str |
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) |
instacron_str |
ANTAC |
institution |
ANTAC |
reponame_str |
Ambiente construído (Online) |
collection |
Ambiente construído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ambienteconstruido@ufrgs.br |
_version_ |
1754209103690858496 |