Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e práticas pedagógicas: qual a influência? O que ele diz aos professores? O que ele define?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beppler, Camila Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199687
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e práticas pedagógicas: qual a influência? O que ele diz aos professores? O que ele define?Transtorno do Espectro AutistadiagnósticoPrática pedagógica medicalizaçãoinclusãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A presente pesquisa busca analisar de que forma o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) influencia e define a prática pedagógica dos professores e como eles tem dado significado a esse o diagnóstico. Esse trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumento a análise bibliográfica. A metodologia foi construída a partir da busca de textos que articulassem as temáticas da pratica pedagógica, autismo e diagnóstico. Assim, os descritores usados foram: Transtorno do Espectro Autista, prática pedagógica, inclusão, diagnóstico e medicalização. Para tanto, o site da ANPEd Nacional (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) foi usado como principal fonte de pesquisa. Foram escolhidos o GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos - e o GT15 – Educação Especial. No entanto, a pesquisa baseou-se nos textos do GT15 por ser o único que relaciona educação especial, prática pedagógica e autismo. Foram selecionados 24 textos entre os anos de 2000 a 2017 e elaborado um quadro com informações consideradas relevantes: título, autor(es), ano de apresentação no evento e a breve apresentação da temática discutida. Em um segundo momento, optou-se pela produção de sínteses críticas acerca de cada texto com o intuito de destacar aspectos importantes. Também foi usado o site Scielo como fonte de pesquisa bibliográfica, porém de forma secundária. Com o desenvolvimento deste trabalho é possível enfatizar que é recorrente entre os professores um discurso que anuncia a sensação de falta de preparo para desenvolver práticas pedagógicas com crianças com TEA. Essa sensação pode estar relacionada com a ideia de que é necessário recursos e metodologias específicas para atuação docente e, portanto, uma formação específica para atuar com esses sujeitos. Considerando que a inclusão ainda é um processo em construção, percebeu-se que as crianças com esse diagnóstico ficam a margem do processo de escolarização, pois acabam sendo vistas com base no diagnóstico que possuem. Após as análises textuais, percebeu-se que os discursos apresentados pelos professores sobre a prática pedagógica apontam que esses profissionais compreendem que a inclusão não é apenas inserir esse estudante no contexto escolar, mas sim promover um planejamento que considere as singularidades de cada um. Porém, mesmo tendo esse entendimento, afirmam que não sabem como agir de forma a incluir todos os estudantes. Contudo, é possível afirmar que o modelo biomédico se sobrepõe ao modelo pedagógico, considerando que o ambiente escolar recebe grande influência dos discursos médicos acerca dos sujeitos da Educação Especial. Nesse sentido, conclui-se que a prática pedagógica é influenciada pelo diagnóstico de TEA, levando em conta a tendência do professor em enfatizar o diagnóstico, considerando-o totalizador.The present research aims at analyzing how the diagnosis of Autistic Spectrum Disorder (ASD) influences and defines the pedagogical practice of teachers and how they have given meaning to this diagnosis. This work is characterized as a qualitative research, using as an instrument the bibliographic analysis. The methodology was constructed from the search for texts that articulate the themes of pedagogical practice, autism and diagnosis. Thus, the descriptors used were: Autism Spectrum Disorder, pedagogical practice, inclusion, diagnosis and medicalization. For this purpose, the ANPEd National website (National Association of Post-Graduation and Research in Education) was used as the main source of research. GT07 - Education of Children from 0 to 6 years old - and GT15 - Special Education were chosen. However, the research was based on the WG15 texts because it is the only one that relates special education, pedagogical practice and autism. Twenty-four texts were selected between 2000 and 2017 and a table was prepared with information considered relevant: title, author (s), year of presentation at the event and the brief presentation of the topic discussed. In a second moment, we opted for the production of critical syntheses about each text, in order to highlight important aspects. The Scielo site was also used as a source of bibliographic research, but in a secondary way. With the development of this work it is possible to emphasize that it is recurrent among teachers a discourse that announces the feeling of lack of preparation to develop pedagogical practices with children with ASD. This feeling may be related to the idea that specific resources and methodologies are needed for teaching and, therefore, specific training to act with these subjects. Considering that inclusion is still a process under construction, it was noticed that children with this diagnosis are marginalized from the schooling process, since they end up being seen based on the diagnosis they have. After the textual analyzes, it was noticed that the discourses presented by the teachers about the pedagogical practice point out that these professionals understand that the inclusion is not only to insert this student in the school context, but to promote a planning that considers the singularities of each one. However, even with this understanding, they say that they do not know how to act in order to include all students. However, it is possible to affirm that the biomedical model overlaps with the pedagogical model, considering that the school environment receives great influence of the medical discourses about the subjects of Special Education. In this sense, it is concluded that the pedagogical practice is influenced by the diagnosis of ASD considering the tendency of the teacher to highlight the diagnosis, considering it the totalizer.Florianópolis, SCChristofari, Ana CarolinaUniversidade Federal de Santa CatarinaBeppler, Camila Cristina2019-08-08T12:37:39Z2019-08-08T12:37:39Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199687info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T12:37:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T12:37:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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