Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dobes, Cantalícia Elaine Ibarra
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82591
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
id UFSC_1cdb96661688f2085f00a144589ef444
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82591
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEnsino superiorEnsino a distanciaAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.Este estudo tem como objetivo principal conhecer a avaliação do Curso de Graduação em Ciências Naturais e Matemática de 1º Grau - 5ª a 8ª Séries - Licenciatura Plena, feita pelo corpo discente concluinte do curso, na modalidade a Distância e Intensiva, realizado em caráter especial pela Universidade Federal de Santa Catarina, em São Miguel d'Oeste/SC, no período de 10 de janeiro de 1994 a 31 de dezembro de 1997, "em exercício" nas Redes Públicas de Ensino Estadual e Municipal à época do curso, considerados "professores leigos" pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina Para tanto, procurou-se conhecer: a população estudada; a avaliação quanto aos aspectos conceituais da Educação a Distância, com base na experiência vivida pelos alunos do curso, bem como a percepção quanto à profundidade, aplicabilidade, adequação e proporcionalidade dos assuntos estudados; o alcance dos objetivos e a contribuição profissional e pessoal após a conclusão, assim como a medida em que o perfil profissional esperado foi alcançado; a avaliação quanto à organização, funcionamento, acessibilidade e disponibilidade de recursos tecnológicos e instrucionais utilizados; a auto-avaliação do aluno sobre seu desempenho no curso. A pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório-descritivo e foi efetivada através da técnica do levantamento. A abordagem é predominantemente quantitativa, tendo por suporte o Software Excel. A interpretação e a análise dos dados coletados basearam-se nos resultados estatísticos. Os depoimentos consignados na questão aberta do questionário serviram também para a análise qualitativa da pesquisa. O questionário de pesquisa foi encaminhado e devolvido via correio. Concluiu-se que, com respeito aos aspectos conceituais, sociais e às características da educação a distância, os alunos a reconhecem, dentro do que ensina a literatura sobre o assunto, embora se sintam fortemente influenciados pelos métodos do ensino presencial. Resultados satisfatórios foram alcançados no conjunto de fatores que se referiam à profundidade, aplicabilidade, adequação dos assuntos estudados e à proporcionalidade entre conceitos teóricos e práticos. A pesquisa mostrou que o curso habilitou os "professores leigos" para as disciplinas das áreas de Ciências Naturais e Matemática. Portanto, o curso alcançou plenamente seu objetivo. Em relação aos demais objetivos, os resultados demonstraram que houve maior reconhecimento profissional e pessoal, com a melhoria das condições de desempenho profissional e financeiro, fato concorrente para a permanência destes profissionais na Região. O perfil profissional desejado foi alcançado quase que totalmente. Quase, porque a pesquisa apresentou um resultado parcial na questão relativa a "Ter uma boa formação geral", deficiência que, à luz do conjunto dos resultados, não compromete a validação quanto ao perfil esperado. A pesquisa revela que a avaliação da organização e o funcionamento do curso bem como a avaliação da acessibilidade e disponibilidade dos recursos instrucionais e tecnológicos pode considerar-se muito boa. Na auto-avaliação sobre o desempenho no curso, percebe-se elevado grau de satisfação dos alunos, de vez que eles reconhecem a contribuição significativa e relevante para a melhoria no exercício profissional. Remata-se o trabalho com sugestões e recomendações.Florianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaDobes, Cantalícia Elaine Ibarra2012-10-19T16:28:14Z2012-10-19T16:28:14Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis211 f.| il., tabs., grafs.application/pdf189731http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82591porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:09:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82591Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:09:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
Dobes, Cantalícia Elaine Ibarra
Administração
Ensino superior
Ensino a distancia
Avaliação
title_short Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Educação superior a distância: uma experiência da Universidade Federal de Santa Catarina
author Dobes, Cantalícia Elaine Ibarra
author_facet Dobes, Cantalícia Elaine Ibarra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colossi, Nelson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dobes, Cantalícia Elaine Ibarra
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Ensino a distancia
Avaliação
topic Administração
Ensino superior
Ensino a distancia
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T16:28:14Z
2012-10-19T16:28:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 189731
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82591
identifier_str_mv 189731
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651998143184896