Análise do impacto da acreditação hospitalar no processo de planejamento e qualidade na gestão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettio, Marilia de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130441
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Análise do impacto da acreditação hospitalar no processo de planejamento e qualidade na gestão do Hospital Alemão Oswaldo CruzAcreditação hospitalarPlanejamentoQualidadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto da Acreditação Hospitalar no processo de planejamento e qualidade na Gestão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Para o alcance do objetivo norteador, primeiramente, foram coletados dados secundários nos documentos da organização e na literatura referente a planejamento, qualidade e Acreditação Hospitalar. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas compostas por questões abertas não disfarçadas com os cinco diretores do hospital e a gerente de qualidade. A observação também contribuiu para os resultados desta pesquisa qualitativa descritiva. O processo de conquista da certificação de Acreditado com Excelência no Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi lento, durando cinco anos, e necessitou de constantes mudanças. Dentre os aspectos importantes observados e analisados destaca-se que através do programa da Acreditação Hospitalar a organização padronizou suas normas, rotinas e procedimentos; conscientizou os seus colaboradores para a importância do trabalho em equipe; proporcionou para a alta direção uma visão sistêmica da organização; inseriu o controle da qualidade; possibilitou a mensuração de indicadores; aumentou a segurança operacional, a satisfação do cliente interno e externo, e a qualidade das informações, entre outros. Tais aspectos acarretaram em melhorias significativas para o processo de planejamento e qualidade do Hospital no que diz respeito a sua elaboração, aplicação, e correção, quando necessário. Vale ressaltar que uma área especifica para a qualidade surgiu na organização, visando à conquista dessa certificação.Florianópolis, SCSilva, Joao Jose Candido daUniversidade Federal de Santa Catarina.Bettio, Marilia de2015-03-11T16:30:01Z2015-03-11T16:30:01Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis90 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130441porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-11T16:30:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130441Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-11T16:30:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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