A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244147
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
id UFSC_1d67868f13631201c25604575aadabf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244147
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no BrasilPolítica educacional.Massificação escolar.Capitalismo e educação.Educação pública escolar.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.O presente trabalho tem como objetivo analisar os interesses das classes dominantes no processo de massificação escolar no Brasil e as reivindicações dos movimentos críticos ao cenário educacional dominante. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho abrange o contexto brasileiro da ditadura civil-militar de 1964 até o período dominado pela política neoliberal na década de 1990. Como resultado da pesquisa, foi constatado que a massificação escolar no Brasil, a partir da ditadura civil-militar, passa a ser alvo de interesse das classes dominantes, gerando uma concepção educacional tecnicista, voltada para a preparação da população em idade escolar para o mercado de trabalho e para sua inserção subordinada na ordem econômica estabelecida, cenário que se aprofunda ainda mais na década de 1990. A monografia revela também que educadores e pesquisadores da educação estiveram em luta no decorrer de todo o período estudado, reivindicando uma escola pública brasileira distinta da que dominou sob os interesses do capital.Florianópolis, SC.Jinkings, Nise Maria TavaresUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos2023-02-01T15:53:39Z2023-02-01T15:53:39Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244147Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-02-01T15:53:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-01T15:53:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
title A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
spellingShingle A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
Política educacional.
Massificação escolar.
Capitalismo e educação.
Educação pública escolar.
title_short A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
title_full A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
title_fullStr A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
title_full_unstemmed A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
title_sort A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
author Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
author_facet Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jinkings, Nise Maria Tavares
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional.
Massificação escolar.
Capitalismo e educação.
Educação pública escolar.
topic Política educacional.
Massificação escolar.
Capitalismo e educação.
Educação pública escolar.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-02-01T15:53:39Z
2023-02-01T15:53:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244147
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652326584451072