Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382
Resumo: Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446
id UFSC_1d731a385809e25d094dc6f1dd98a37c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160382
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primárioGeometriaGeometria práticaHistória da educação matemáticaMatemática escolarCondorcetDisponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometriacomo uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. Operíodo de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finaisdo século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração,sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria éanalisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos dadefinição das matérias a comporem os ensinos da escola primária,a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridasno Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometriaprática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados doestudo apontam para a sedimentação do desenho linear como umageometria para o curso primário.Revista Brasileira de História da Educação2016-04-07T10:18:29Z2016-04-07T10:18:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfValente, Wagner Rodrigues . Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 73-94, 2012.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T10:36:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160382Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T10:36:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
title Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
spellingShingle Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
Valente, Wagner Rodrigues
Geometria
Geometria prática
História da educação matemática
Matemática escolar
Condorcet
title_short Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
title_full Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
title_fullStr Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
title_full_unstemmed Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
title_sort Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Geometria prática
História da educação matemática
Matemática escolar
Condorcet
topic Geometria
Geometria prática
História da educação matemática
Matemática escolar
Condorcet
description Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-04-07T10:18:29Z
2016-04-07T10:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues . Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 73-94, 2012.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382
identifier_str_mv Valente, Wagner Rodrigues . Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 73-94, 2012.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652381137666048