Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Juliana Machado do Couto e
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_1da156b03800dde910668b5ad71e5c66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79506
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduaçãoEngenharia de produçãoPratica de ensinoCriatividade (Educação)Tecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoNesta nova era da globalização, em constantes evoluções tecnológicas, a inovação tem feito a diferença. Neste estudo, analisa-se o uso da tecnologia na aprendizagem, avaliando a associação da inovação à criatividade, e à ligação motivação-aluno-professor, como ferramentas que tornam o processo pedagógico viável. Considerando a importância da criatividade no comportamento e no trabalho humano, utilizamos a técnica do incidente crítico para avaliar aspectos da criatividade do professor. Este trabalho é um estudo não experimental, do tipo pós-facto-retrospectivo. Através de questionário e entrevista foram analisados estatisticamente o comportamento do professor no uso das várias ferramentas pedagógicas e sua influência na motivação e aprendizado dos alunos. Identificamos nos relatos os incidentes críticos, extraímos, categorizamos e relacionamos as situações, comportamentos e conseqüências. Dos 44 relatos obtivemos 76 situações das quais extraímos o uso de diferentes metodologias sendo 17 situações utilizando métodos tradicionais; 35 utilizando métodos interativos e 24 utilizando métodos com ferramenta tecnológica, 81 comportamentos adequados e inadequados, 85 consequências para os alunos, 47 consequências para a aprendizagem e 20 consequências da metodologia usada. Finalmente, discutimos os resultados e algumas questões e conclusões sobre a criatividade no uso das ferramentas pedagógicas pelo professor foram levantadasFlorianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Juliana Machado do Couto e2012-10-18T04:45:20Z2012-10-18T04:45:20Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 148 f.| grafs.application/pdf179213http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:08:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:08:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
title Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
spellingShingle Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
Melo, Juliana Machado do Couto e
Engenharia de produção
Pratica de ensino
Criatividade (Educação)
Tecnologia educacional
title_short Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
title_full Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
title_fullStr Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
title_full_unstemmed Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
title_sort Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
author Melo, Juliana Machado do Couto e
author_facet Melo, Juliana Machado do Couto e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Juliana Machado do Couto e
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Pratica de ensino
Criatividade (Educação)
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Pratica de ensino
Criatividade (Educação)
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T04:45:20Z
2012-10-18T04:45:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179213
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506
identifier_str_mv 179213
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 148 f.| grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652102075940864