Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_1da156b03800dde910668b5ad71e5c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79506 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduaçãoEngenharia de produçãoPratica de ensinoCriatividade (Educação)Tecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoNesta nova era da globalização, em constantes evoluções tecnológicas, a inovação tem feito a diferença. Neste estudo, analisa-se o uso da tecnologia na aprendizagem, avaliando a associação da inovação à criatividade, e à ligação motivação-aluno-professor, como ferramentas que tornam o processo pedagógico viável. Considerando a importância da criatividade no comportamento e no trabalho humano, utilizamos a técnica do incidente crítico para avaliar aspectos da criatividade do professor. Este trabalho é um estudo não experimental, do tipo pós-facto-retrospectivo. Através de questionário e entrevista foram analisados estatisticamente o comportamento do professor no uso das várias ferramentas pedagógicas e sua influência na motivação e aprendizado dos alunos. Identificamos nos relatos os incidentes críticos, extraímos, categorizamos e relacionamos as situações, comportamentos e conseqüências. Dos 44 relatos obtivemos 76 situações das quais extraímos o uso de diferentes metodologias sendo 17 situações utilizando métodos tradicionais; 35 utilizando métodos interativos e 24 utilizando métodos com ferramenta tecnológica, 81 comportamentos adequados e inadequados, 85 consequências para os alunos, 47 consequências para a aprendizagem e 20 consequências da metodologia usada. Finalmente, discutimos os resultados e algumas questões e conclusões sobre a criatividade no uso das ferramentas pedagógicas pelo professor foram levantadasFlorianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Juliana Machado do Couto e2012-10-18T04:45:20Z2012-10-18T04:45:20Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 148 f.| grafs.application/pdf179213http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:08:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79506Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:08:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
title |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
spellingShingle |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação Melo, Juliana Machado do Couto e Engenharia de produção Pratica de ensino Criatividade (Educação) Tecnologia educacional |
title_short |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
title_full |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
title_fullStr |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
title_full_unstemmed |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
title_sort |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
author |
Melo, Juliana Machado do Couto e |
author_facet |
Melo, Juliana Machado do Couto e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Juliana Machado do Couto e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Pratica de ensino Criatividade (Educação) Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Pratica de ensino Criatividade (Educação) Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T04:45:20Z 2012-10-18T04:45:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179213 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506 |
identifier_str_mv |
179213 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiv, 148 f.| grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652102075940864 |