Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_1dcc90766e1aa7ae95f9d5194625791d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224232 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticosObjetificação animalLivro didáticoConsideração moralBioéticaEnsino de ciênciasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho buscou analisar de que forma estamos ensinando às crianças sobre a temática animal, se partimos de uma perspectiva mais ética, ou de objetificação animal. Sendo o livro didático uma ferramenta democrática e com ampla penetração na sociedade, este foi escolhido para ser objeto de estudo nesta pesquisa. Foram analisados 16 livros didáticos, sendo 4 coleções, do 6º ao 9º ano, todas pautadas no PNLD 2020. Foram escolhidas 5 categorias para análise: objetificação, senciência, especismo e especismo eletivo, alimentação e impactos da carne, e leis. Foi possível observar pequenos passos positivos na nossa relação com os animais, porém muitos desses passos são visando o bem-estar humano, demonstrando que ainda vivemos em uma sociedade imersa no antropocentrismo. Além disso, outros resultados observados foram uma maior preocupação com algumas espécies de animais, enquanto outras continuam inseridas em um discurso de objetificação animal, que tem suas vidas tratadas como mercadoria, dispostas a servir o ser humano. Muitos livros ainda ignoram a presença de uma consciência animal, assim como um debate ético e moral sobre experimentação animal. Ainda é encontrado um discurso onde a dieta com carne é a única opção, além de pouquíssimos exemplos de leis que protegem os animais.This work sought to analyze how we are teaching children about the animal theme, whether we start from a more ethical perspective, or from an animal objectification. Being the textbook a democratic tool and a wide penetration in society, it was chosen to be the object of study in this research. 16 textbooks were analyzed, with 4 collections, from the 6th to the 9th grade, all based on the PNLD 2020. 5 categories were chosen for analysis: objectification, sentience, speciesism and elective speciesism, food and meat impacts and laws. It was possible to observe small positive steps in the relationship with animals, however many of these steps are aimed at human well-being, demonstrating that we still live immersed in a anthropocentric society. In addition, other results observed were a greater concern with some species of animals, while others remain inserted in a discourse with animal objectification, whose lives are treated as merchandise, willing to serve human beings. Many books still ignore the presence of an animal consciousness, as well as an ethical and moral debate about animal experimentation. There is still a discourse where meat diet is the only option, besides few examples of laws that protect animals.Florianópolis, SC.Giraldi, Patricia MontanariUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Núbia Simões de2021-06-09T21:12:46Z2021-06-09T21:12:46Z2021-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-09T21:12:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224232Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-09T21:12:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
title |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
spellingShingle |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos Oliveira, Núbia Simões de Objetificação animal Livro didático Consideração moral Bioética Ensino de ciências |
title_short |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
title_full |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
title_fullStr |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
title_sort |
Perspectiva ética sobre ensino de animais: uma análise de livros didáticos |
author |
Oliveira, Núbia Simões de |
author_facet |
Oliveira, Núbia Simões de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giraldi, Patricia Montanari Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Núbia Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetificação animal Livro didático Consideração moral Bioética Ensino de ciências |
topic |
Objetificação animal Livro didático Consideração moral Bioética Ensino de ciências |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-09T21:12:46Z 2021-06-09T21:12:46Z 2021-05-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233017917440 |