As múltiplas linguagens na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helem Rejane Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47684
Resumo: Este plano de ação foi desenvolvido a partir da necessidade de confrontar os conhecimentos adquiridos no curso de Aprendizagem e Ensino na Educação Básica do LASEB – Poś Graduação Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica, na FAE – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com a prática em sala de aula. Sendo assim, a escolha do tema surgiu da necessidade de proporcionar às crianças de 3 e 4 anos, com as quais atuo este ano na educação infantil, um efetivo aprendizado por meio da múltiplas linguagens. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta discussão foram, prioritariamente, os conhecimentos vistos nas disciplinas do curso que abordaram estudiosos como Vigotsky, Arroyo, dentre outros. Mas além de tais, foram estudados pesquisadores que falam sobre as linguagens e as múltiplas linguagens. Portanto, foi com base nas orientações apontadas em sala de aula que a metodologia deste trabalho foi desenvolvida: uma sequência de atividades que trabalham duas ou mais linguagens ao mesmo tempo. As atividades foram aplicadas conforme as respostas dadas aos estímulos que ofereci, e foram mais bem detalhadas no capítulo sobre a metodologia do trabalho. A avaliação foi feita no decorrer de todo o processo, foram feitos gráficos, presentes nos anexos, e ao final foi feito um parecer dizendo se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente. As considerações finais deste trabalho retomam uma reflexão sobre uma nova proposta de prática educacional, e sobre como esta é importante para promover o aprendizado. E também, a mudança de postura diante deste trabalho com as múltiplas linguagens, a fim de alcançar o sucesso de um melhor aprendizado.
id UFMG_9794a44fc3928a265bbe560327e2cc80
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47684
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling As múltiplas linguagens na educação infantilAprendizadoMúltiplas linguagensPrática educativaEste plano de ação foi desenvolvido a partir da necessidade de confrontar os conhecimentos adquiridos no curso de Aprendizagem e Ensino na Educação Básica do LASEB – Poś Graduação Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica, na FAE – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com a prática em sala de aula. Sendo assim, a escolha do tema surgiu da necessidade de proporcionar às crianças de 3 e 4 anos, com as quais atuo este ano na educação infantil, um efetivo aprendizado por meio da múltiplas linguagens. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta discussão foram, prioritariamente, os conhecimentos vistos nas disciplinas do curso que abordaram estudiosos como Vigotsky, Arroyo, dentre outros. Mas além de tais, foram estudados pesquisadores que falam sobre as linguagens e as múltiplas linguagens. Portanto, foi com base nas orientações apontadas em sala de aula que a metodologia deste trabalho foi desenvolvida: uma sequência de atividades que trabalham duas ou mais linguagens ao mesmo tempo. As atividades foram aplicadas conforme as respostas dadas aos estímulos que ofereci, e foram mais bem detalhadas no capítulo sobre a metodologia do trabalho. A avaliação foi feita no decorrer de todo o processo, foram feitos gráficos, presentes nos anexos, e ao final foi feito um parecer dizendo se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente. As considerações finais deste trabalho retomam uma reflexão sobre uma nova proposta de prática educacional, e sobre como esta é importante para promover o aprendizado. E também, a mudança de postura diante deste trabalho com as múltiplas linguagens, a fim de alcançar o sucesso de um melhor aprendizado.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação BásicaUFMGKely Cristina Nogueira Soutohttp://lattes.cnpq.br/2158498396135657Helem Rejane Ribeiro da Silva2022-12-02T11:12:21Z2022-12-02T11:12:21Z2012-07-14Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/47684porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-02T11:12:22Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47684Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-02T11:12:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As múltiplas linguagens na educação infantil
title As múltiplas linguagens na educação infantil
spellingShingle As múltiplas linguagens na educação infantil
Helem Rejane Ribeiro da Silva
Aprendizado
Múltiplas linguagens
Prática educativa
title_short As múltiplas linguagens na educação infantil
title_full As múltiplas linguagens na educação infantil
title_fullStr As múltiplas linguagens na educação infantil
title_full_unstemmed As múltiplas linguagens na educação infantil
title_sort As múltiplas linguagens na educação infantil
author Helem Rejane Ribeiro da Silva
author_facet Helem Rejane Ribeiro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kely Cristina Nogueira Souto
http://lattes.cnpq.br/2158498396135657
dc.contributor.author.fl_str_mv Helem Rejane Ribeiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado
Múltiplas linguagens
Prática educativa
topic Aprendizado
Múltiplas linguagens
Prática educativa
description Este plano de ação foi desenvolvido a partir da necessidade de confrontar os conhecimentos adquiridos no curso de Aprendizagem e Ensino na Educação Básica do LASEB – Poś Graduação Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Básica, na FAE – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com a prática em sala de aula. Sendo assim, a escolha do tema surgiu da necessidade de proporcionar às crianças de 3 e 4 anos, com as quais atuo este ano na educação infantil, um efetivo aprendizado por meio da múltiplas linguagens. A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta discussão foram, prioritariamente, os conhecimentos vistos nas disciplinas do curso que abordaram estudiosos como Vigotsky, Arroyo, dentre outros. Mas além de tais, foram estudados pesquisadores que falam sobre as linguagens e as múltiplas linguagens. Portanto, foi com base nas orientações apontadas em sala de aula que a metodologia deste trabalho foi desenvolvida: uma sequência de atividades que trabalham duas ou mais linguagens ao mesmo tempo. As atividades foram aplicadas conforme as respostas dadas aos estímulos que ofereci, e foram mais bem detalhadas no capítulo sobre a metodologia do trabalho. A avaliação foi feita no decorrer de todo o processo, foram feitos gráficos, presentes nos anexos, e ao final foi feito um parecer dizendo se os objetivos foram alcançados satisfatoriamente. As considerações finais deste trabalho retomam uma reflexão sobre uma nova proposta de prática educacional, e sobre como esta é importante para promover o aprendizado. E também, a mudança de postura diante deste trabalho com as múltiplas linguagens, a fim de alcançar o sucesso de um melhor aprendizado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-14
2022-12-02T11:12:21Z
2022-12-02T11:12:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47684
url http://hdl.handle.net/1843/47684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829735546650624