Criação do conhecimento em processos dramatúrgicos à luz do texto literário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190694 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
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Criação do conhecimento em processos dramatúrgicos à luz do texto literárioEngenharia e gestão do conhecimentoTeatroCriação do conhecimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.Na sociedade do conhecimento o teatro, se expandiu com a implantação de cursos universitários de Artes Cênicas, oficinas promovidas por fundações culturais (municipais e estaduais) e escolas de teatro. Por outro lado há uma lacuna de dramaturgos que retratem os grandes temas da complexa sociedade contemporânea, ao revés a produção literária em outros gêneros(conto, romance, poesia) é veiculada em diversas mídias de forma intensa.Essa tese estuda como acontece o processo de criação e produção teatral em uma organização intensiva do conhecimento (instituição de ensino superior), pelo viés da extensão, partindo de textos literários adaptados ao teatro.Nessa premissa, esta tese visa estabelecer estratégias para a criação do conhecimento em processos dramatúrgicos à luz do texto literário. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e subsídio de uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados ocorreu de duas formas, primeiramente por meio de uma revisão bibliográfica, composta de uma revisão sistemática, que para a seleção dos artigos foram utilizadas duas bases de dados, a Scopus e a Web of Science, integradas à base ISI Web of Knowledge, e uma pesquisa bibliográfica; e, em seguida, por meio de um estudo de multicasos em que os dados foram coletados por meio de estudos empíricos em organizações intensivas do conhecimento OICs, utilizando entrevistas semiestruturadas. Essas duas formas de coleta de dados serviram de subsídio para a criação de estratégias que, em seguida, foram submetidas à avaliação de especialistas. A pesquisa recorreu à Gestão do Conhecimento para averiguar o conhecimento tratado em sua vertente multidisciplinar, seu processo de criação e inserção por conversões na organização. A tese recorreu ao modelo das cinco fases de criação do conhecimento na organização e atingiu o seu objetivo de criar estratégias que possam promover a criação do conhecimento em processos dramatúrgicos à luz do texto literário. As estratégias foram criadas após analise das entrevistas semiestruturadas com os sujeitos de pesquisa selecionados, a sua vez as entrevistas contemplaram as etapas do modelo de criação do conhecimento organizacional : compartilhamento do conhecimento tácito (socialização); criação de conceitos (externalização); justificação de conceitos (internalização); construção de um arquétipo (combinação); e difusão interativa do conhecimento. Ao estabelecer um diálogo entre a área científica e artística que trata da criação do conhecimento atingiu um novo estado da arte e do conhecimento científico. Ao ter as estratégias criadas validadas por especialistas essa tese oferece as OICs um novo instrumento de apoio ao desenvolvimento do conhecimento organizacional na área artística.Abstract : In the knowledge society, theater has boomed with the introduction of performing arts degrees, workshops promoted by cultural foundations (at both city and state levels) and theater schools. On the other hand, there is a gap of playwrights portraying major issues of the complex contemporary society, as opposed to the literary production in other genres (short stories, novels, poetry), which is strongly disseminated in many other medias. This thesis studies how the processes of theater production and creation take place in a knowledge-intensive organization (higher education institution), under the extension approach, stemming from literary texts adapted to the theater. Based on this premise, this thesis aims at stablishing strategies to create knowledge in dramaturgical processes, in light of the literary text. In order to achieve the proposed goal, an applied, exploratory and descriptive research was carried out, with a qualitative approach and support of a bibliographic research. Data collection occurred in two ways, initially through a bibliographic review, composed of a systematic review, which used the databases Scopus and Web of Science, integrated to ISI Web of Knowledge for the selection of articles, in addition to a bibliographic research; and, next, through a multicase study in which data were collected through empirical studies in knowledge-intensive organizations, using semi-structured interviews. These two data collection methods supported the creation of strategies that were then submitted to an expert assessment. The research resorted to Knowledge Management to ascertain knowledge understood under a multidisciplinary approach, its creation process and insertion by conversions into the organization. The thesis used the five-stage knowledge creation model in organizations and achieved its goal of creating strategies that may promote the creation of knowledge in dramaturgical process in light of the literary text. The strategies were created after the analysis of the semi-structured interviews with selected research subjects; the interviews, in turn, contemplated the stages of the organizational knowledge creation model: tacit knowledge transfer (socialization); creation of concepts (externalization); justification of concepts (internalization); construction of an archetype (combination); and interactive dissemination of knowledge. By establishing a dialogue between science and art about the creation of knowledge, a new state of art and of scientific knowledge was achieved. As the created strategies are validated by experts, this thesis offers a new instrument that supports the development of organizational knowledge in the artistic area of knowledge-intensive organizations.Lapolli, Édis MafraBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaFossari, Carmen Lúcia2018-10-20T04:05:30Z2018-10-20T04:05:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis319 p.| il.application/pdf354224https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190694porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-20T04:05:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-20T04:05:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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