Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196359 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_1eb2068faa7f6d03d6cf1c25fcff78b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196359 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógicoProgressão continuada- Ciclo de AlfabetizaçãoProjeto Político PedagógicoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Estre trabalho teve sua origem de observações preliminares realizadas em uma experiência de Pibid em uma Escola Estadual da Grande Florianópolis/SC a respeito da progressão continuada no Ciclo Inicial de Alfabetização. Esta política que tem entre outros objetivos superar a sistemática de retenção dos estudantes nos 3 primeiros anos de escolarização era vista com descontentamento por parte das professoras, que a consideravam incompatível frente situação dos estudantes que não tivessem se apropriado dos conhecimentos considerados adequados para cada ano. Neste contexto, o TCC teve por objetivo compreender em que medida os princípios da progressão continuada, elencados por Mainardes (2009), estudioso da temática, estão expressos no Projeto Político Pedagógico. A análise do PPP a partir das categorias emergentes destes princípios, possibilitou a compreensão de que, embora a escola tenha assumido por meio do projeto coletivo a realização de mudanças, no seu conjunto, ela ainda se encontra despreparada para a implantação desta política.Florianópolis, SCHobold, Marcia de SouzaBerger, Daniel GodinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaHillesheim, Daiana2019-05-29T19:39:47Z2019-05-29T19:39:47Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196359porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T19:39:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196359Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T19:39:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
title |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
spellingShingle |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico Hillesheim, Daiana Progressão continuada- Ciclo de Alfabetização Projeto Político Pedagógico |
title_short |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
title_full |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
title_fullStr |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
title_full_unstemmed |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
title_sort |
Princípios da progressão continuada no projeto político pedagógico |
author |
Hillesheim, Daiana |
author_facet |
Hillesheim, Daiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hobold, Marcia de Souza Berger, Daniel Godinho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hillesheim, Daiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressão continuada- Ciclo de Alfabetização Projeto Político Pedagógico |
topic |
Progressão continuada- Ciclo de Alfabetização Projeto Político Pedagógico |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T19:39:47Z 2019-05-29T19:39:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196359 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652294851395584 |