TRABALHO E FAMÍLIA: O DOCENTE FRENTE AO CONFLITO E DA INTERFACE POSITIVA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201932 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a configuração das interfaces entre trabalho e família a partir da percepção dos docentes de instituições de ensino superior. Para tanto realizou-se uma pesquisa com o emprego de métodos mistos de coleta e análise de dados. Assim, técnicas distintas foram empregadas em uma perspectiva de complementariedade, maximizando a quantidade de informações e contribuindo para o aprimoramento das conclusões desse trabalho. Para a coleta aplicaram-se as escalas conflito trabalho-família validada por Bastos e Aguiar (2014) e Medida de interface positiva entre trabalho e família proposta por Aguiar (2016) para um total de 354 docentes em exercício em instituições de ensino superior na cidade de Santa Maria – RS. Os dados auferidos foram tratados com estatísticas descritivas e análise de correspondência e posteriormente complementados por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados permitem concluir que de forma geral, que a percepção, positiva ou negativa, se fazem presentes no cotidiano dos docentes, sendo a natureza da instituição de ensino em que atuam um fator importante para essa experiência. |
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TRABALHO E FAMÍLIA: O DOCENTE FRENTE AO CONFLITO E DA INTERFACE POSITIVAEste trabalho tem por objetivo analisar a configuração das interfaces entre trabalho e família a partir da percepção dos docentes de instituições de ensino superior. Para tanto realizou-se uma pesquisa com o emprego de métodos mistos de coleta e análise de dados. Assim, técnicas distintas foram empregadas em uma perspectiva de complementariedade, maximizando a quantidade de informações e contribuindo para o aprimoramento das conclusões desse trabalho. Para a coleta aplicaram-se as escalas conflito trabalho-família validada por Bastos e Aguiar (2014) e Medida de interface positiva entre trabalho e família proposta por Aguiar (2016) para um total de 354 docentes em exercício em instituições de ensino superior na cidade de Santa Maria – RS. Os dados auferidos foram tratados com estatísticas descritivas e análise de correspondência e posteriormente complementados por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados permitem concluir que de forma geral, que a percepção, positiva ou negativa, se fazem presentes no cotidiano dos docentes, sendo a natureza da instituição de ensino em que atuam um fator importante para essa experiência.INPEAU/UFSC2019-11-26T15:10:03Z2019-11-26T15:10:03Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201932BIANCHIM, BRUNA DE VARGASPOSSER, TALITA GONÇALVESCOSTA, VÂNIA MEDIANEIRA FLORESALMEIDA, DAMIANA MACHADO DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T15:10:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201932Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T15:10:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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