TRABALHO E FAMÍLIA: O DOCENTE FRENTE AO CONFLITO E DA INTERFACE POSITIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIANCHIM, BRUNA DE VARGAS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: POSSER, TALITA GONÇALVES, COSTA, VÂNIA MEDIANEIRA FLORES, ALMEIDA, DAMIANA MACHADO DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201932
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a configuração das interfaces entre trabalho e família a partir da percepção dos docentes de instituições de ensino superior. Para tanto realizou-se uma pesquisa com o emprego de métodos mistos de coleta e análise de dados. Assim, técnicas distintas foram empregadas em uma perspectiva de complementariedade, maximizando a quantidade de informações e contribuindo para o aprimoramento das conclusões desse trabalho. Para a coleta aplicaram-se as escalas conflito trabalho-família validada por Bastos e Aguiar (2014) e Medida de interface positiva entre trabalho e família proposta por Aguiar (2016) para um total de 354 docentes em exercício em instituições de ensino superior na cidade de Santa Maria – RS. Os dados auferidos foram tratados com estatísticas descritivas e análise de correspondência e posteriormente complementados por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados permitem concluir que de forma geral, que a percepção, positiva ou negativa, se fazem presentes no cotidiano dos docentes, sendo a natureza da instituição de ensino em que atuam um fator importante para essa experiência.
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