Design educacional para gestão de mídias do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Regina Lopes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180889
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_2014a535fa6ab5a8874f64d6bca0a36a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180889
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design educacional para gestão de mídias do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaMídia digitalDesignTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.A concepção de um curso na modalidade a distância envolve diferentes desafios, entre os quais se destaca a elaboração da mídia do conhecimento, pois esta exerce a função de mediação pedagógica. Converge com esta realidade a intersecção dos temas ?design educacional? e ?gestão?. Assim, o objetivo desta tese de doutorado é propor um modelo de design educacional como processo de gestão para elaboração de mídias do conhecimento em projetos de educação a distância. Para atender a este objetivo, a pesquisa classifica-se como científica, de natureza teórico-prática, com finalidade aplicada, trabalhada segundo uma abordagem exploratório-descritiva. Para a coleta e a análise de dados, utilizou-se da técnica de métodos mistos, empregando-se práticas de pesquisa quantitativa e qualitativa. A interpretação da análise resultou de uma interlocução triangulada a partir do tripé conceitual: design educacional; gestão do conhecimento e gestão de projetos. Os resultados encontrados permitiram a construção de um modelo teórico-conceitual de design educacional denominado Ariadne. Este modelo apresenta-se como sendo uma direção flexível que valoriza as competências, os processos e as tecnologias necessárias para a elaboração de mídia do conhecimento na modalidade a distância e está organizado de modo a direcionar esta produção de modo que se atinja o objetivo desejado. Dada a crescente complexidade dos projetos educacionais, conclui-se que processos de gestão de projetos e gestão do conhecimento integrados à prática do design educacional contribuem para atender aos princípios de ensino-aprendizagem a partir da gestão de elaboração de tais mídias.Abstract : Conceiving a distance education course has many challenges. One of them is the elaboration of the knowledge media, which has a pedagogical mediation function. This context takes into consideration "educational design" and "management" themes. The main purpose of this doctoral thesis is to develop an educational design model as a management process for the elaboration of knowledge media in distance education projects. This research is characterized as a scientific research with an exploratory and descriptive approach. Quantitative and qualitative research practices were used to data collection and analysis. The interpretation of the results was based on three conceptual categories: educational design, knowledge management and project management. The results found were the foundation to develop a theoretical-conceptual model of educational design called Ariadne. This model is a way to direct skills, processes and technologies in knowledge media development for distance education, and it is organized in order to achieve this goal. Given the complexity of educational projects, project management and knowledge management processes integrated into educational design practice can attend the needs of teaching and learning in this context.Spanhol, Fernando JoséCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Andreza Regina Lopes da2017-11-14T03:20:37Z2017-11-14T03:20:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis353 p.| il., gráfs.application/pdf348485https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180889porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-14T03:20:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180889Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-14T03:20:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
title Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
spellingShingle Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
Silva, Andreza Regina Lopes da
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Mídia digital
Design
title_short Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
title_full Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
title_fullStr Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
title_full_unstemmed Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
title_sort Design educacional para gestão de mídias do conhecimento
author Silva, Andreza Regina Lopes da
author_facet Silva, Andreza Regina Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spanhol, Fernando José
Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Regina Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Mídia digital
Design
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Mídia digital
Design
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T03:20:37Z
2017-11-14T03:20:37Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 348485
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180889
identifier_str_mv 348485
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 353 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652146304876544