Compartilhamento de conhecimento por grupos de pesquisa: mídias, utilização e potencialidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204498 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
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Compartilhamento de conhecimento por grupos de pesquisa: mídias, utilização e potencialidadesEngenharia e gestão do conhecimentoMídia digitalTecnologias da informação e comunicaçãoComunicação na ciênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.A área de Mídia do Conhecimento trabalha com: captura, armazenamento, seleção, sistematização, produção, resgate e distribuição do conhecimento. As mídias dependem de tecnologia, sejam ou não tecnologias específicas de informação e comunicação (TICs), para cumprir com eficiência suas funções. Por sua vez, especialmente pelo trabalho dos grupos de pesquisa científico-tecnológica, as universidades são instituições sociais que se beneficiam com a popularização e o barateamento de tecnologias específicas, como TICs, criando com isso mais possibilidades de desenvolver e compartilhar conhecimento. As mídias baseadas em TICs podem auxiliar universidades e outras instituições, reduzindo barreiras nas atividades de produção, decodificação e compartilhamento do conhecimento, inclusive alcançando uma maior parcela da sociedade. A partir dessas considerações, o objetivo da pesquisa realizada para este estudo foi analisar as mídias baseadas em tecnologias de informação e comunicação, que são utilizadas por grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento, considerando-se especialmente vantagens e potencialidades no compartilhamento do conhecimento com a sociedade. Primeiramente, em uma etapa exploratória, foram identificados na literatura métodos e técnicas de gestão do conhecimento baseados em TICs. Também, identificou-se mídias acessíveis e disponíveis no mercado, para o cumprimento de funções correlacionadas. Sem seguida, houve um mapeamento da utilização das mídias, com aplicação de questionário, envolvendo integrantes de 38 grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento. Para cada método ou técnica empregada nos grupos, foram verificadas as mídias mais utilizadas. Como resultado parcial, foi possível perceber a pouca adoção de soluções baseadas em TICs no trabalho dos grupos pesquisados. Contudo, a mídia mais utilizada em cada método ou técnica foi selecionada e encaminhada para ser avaliada por especialistas. A fundamentação teórica foi especialmente composta com constructos das teorias Unified Theory of Acceptance and Use of Technology e Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 e NBR ISO/IEC 9126-1. Com base na teoria estudada e considerando-se os dados de utilização das mídias selecionadas, houve a construção de outro questionário, como instrumento de avaliação de potencialidade das mídias, para consulta aos especialistas. Em síntese, foram avaliadas as potencialidades de mediação, utilização e características essenciais, para o compartilhamento do conhecimento em grupos de pesquisa de Gestão do Conhecimento. A análise do processo de avaliação resultou na confirmação da pouca utilização de mídias por parte dos grupos de pesquisa, ressaltando como forma de conversão do conhecimento, a dependência da socialização (tácito para tácito), principalmente, por meio de encontros pessoais. Houve ainda percepção da carência de mecanismos no compartilhamento do conhecimento com a sociedade. A análise de potencialidade e características de mediação permitiu considerar que as mídias apresentam as características necessárias para sua utilização no ambiente organizacional e como recursos de compartilhamento do conhecimento com a sociedade. Com os resultados do estudo, considera-se que houve o cumprimento dos objetivos propostos, cuja contribuição relevante é a apresentação do panorama de utilização das mídias em grupos de pesquisa de Gestão do Conhecimento, assinalando as mídias como recursos potenciais de compartilhamento na dinâmica interna dos grupos e na disseminação do conhecimento para a sociedade.Abstract : The Knowledge Media area works with: capture, storage, selection, systematization, production, retrieval, and distribution of knowledge. The media depend on technology, whether or not specific information and communication technologies (ICTs), to efficiently fulfill their functions. In turn, especially by the work of scientific-technological research groups, universities are social institutions that benefit from the popularization and cheapness of specific technologies, such as ICTs, thereby creating more possibilities for developing and sharing knowledge. ICT-based media can support universities and other institutions by reducing barriers to production, decoding and knowledge sharing activities, including reaching a larger share of society. Based on these considerations, the objective of the research carried out for this study was to analyze the media based on information and communication technologies, which are used by research groups in Knowledge Management, considering especially advantages and potentialities in the sharing of knowledge with the society. First, in an exploratory stage, the methods and techniques of knowledge management based on ICTs have been identified in the literature. Also, accessible and commercially available media were identified for the fulfillment of correlated functions. Afterward, there was a mapping of the media use, with questionnaire application, involving members of 38 research groups in Knowledge Management. For each method or technique used in the groups, the most used media were verified. As a partial result, it was possible to perceive the low adoption of ICT-based solutions in the work of the groups surveyed. However, the media most used in each method or technique was selected and referred for peer review. The theoretical foundation was specially composed of constructs of the theories Unified Theory of Acceptance and Use of Technology and Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 and NBR ISO / IEC 9126-1. Based on the theory studied and considering the data of use of the selected media, another questionnaire was constructed, as an instrument to evaluate the potential of the media, for consultation with the specialists. In summary, the potentialities of mediation, use and essential characteristics for knowledge sharing in Knowledge Management research groups were evaluated. The analysis of the evaluation process resulted in the confirmation of the low use of media by the research groups, emphasizing as a way of converting knowledge, the dependence of socialization (tacit to tacit), mainly through personal encounters. There was also a perception of the lack of mechanisms in the sharing of knowledge with society. The analysis of potentiality and characteristics of mediation allowed us to consider that the media present the necessary characteristics for its use in the organizational environment and as resources for sharing knowledge with society. With the results of the study, it is considered that the proposed objectives were met, whose relevant contribution is the presentation of the panorama of media use in Knowledge Management research groups, pointing out the media as potential sharing resources in the internal dynamics of the groups and the dissemination of knowledge to society.Souza, Marcio Vieira deTeixeira, Clarissa StefaniUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Rayse Kiane de2020-02-28T18:06:23Z2020-02-28T18:06:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., gráfs.application/pdf360515https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204498porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:06:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:06:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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