Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193636 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_202b078f827e8434c1981742f6cf6113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193636 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo ColetivosPsicologiaSaúde mental infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.A adequada adaptação cultural de programas de saúde mental baseados em evidência exige que, concomitantemente à sua implementação, seja realizado um processo de refinamento elaborado com o objetivo de permitir que os mesmos se tornem sensíveis à cultura local, mas sem perder a fidelidade à sua versão original. Para lidar com esse desafio, diversos autores criaram modelos que direcionam os procedimentos a serem adotados no decorrer de tal processo. A presente pesquisa teve como objetivo construir um checklist que possibilita a avaliação do processo de adaptação cultural de programas. Com esse checklist em mãos, a adaptação cultural do programa de prevenção baseado em evidência, Programa Elos - Construindo Coletivos, foi avaliada. Este programa é uma estratégia pedagógica que visa fortalecer os aspectos de socialização e cooperatividade entre estudantes de 6 a 10 anos de idade e foi originado do programa GBG - Good Behavior Game, de origem norte americana. Desse modo, as estratégias utilizadas para realização da adaptação cultural do GBG em Programa Elos foram discutidas em conjunto com a análise dos resultados prévios dos ciclos de implementação do programa, a fim de verificar se elas conseguiram efetuar o balanceamento entre sensibilidade cultural e fidelidade ao programa, bem assim, a qualidade da adaptação cultural realizada. Para efetuar essa avaliação, o caminho percorrido foi o da estruturação de um estudo de caso, que possibilitou acompanhar com proximidade o fenômeno em questão e coletar dados de diferentes fontes para realização da presente investigação. Durante este estudo foi realizada uma entrevista com a supervisora nacional de implementação do programa, além de uma análise documental, que contemplou materiais da implementação entre os anos compreendidos entre 2013 e 2016. A coleta e análise dos dados das entrevistas e documentos foram direcionados pelo checklist construído. Após execução deste processo, foi possível avaliar a qualidade da adaptação cultural do GBG em Programa Elos, que atingiu a nota final 4,5, na escala de 1 a 5. Desse modo, a adaptação cultural foi considerada muito satisfatória, enquanto que os quesitos planejamento de implementação, sensibilidade cultural, fidelidade ao programa original e processos avaliativos e de refinamento conseguiram contemplar as diferentes variáveis presentes nos modelos que objetivam a adaptação cultural.Abstract : The appropriate process of cultural adaptation for evidence-based mental health programs equires that in the course of its implementation the program will go through a refining process, so it can be sensitive to the local culture without losing the meaning of the original version. To deal with this challenge, different authors created models to guide this procedure. Using these models, this research created a checklist that allows the evaluation process of cultural adaptation within different programs. The process utilized the aforementioned checklist to evaluate the program Elos - Construindo Coletivos. Elos - Construindo Coletivos is a program that uses a pedagogical strategy to strengthen the aspects of socialization and cooperation among students from 6 to 10 years old and was inspired in the GBG - Good Behavior Game, an American program. The strategies used to promote the cultural adaptation of the GBG in the Elos program were analyzed with the previous results from the cycles of program implementation, in order to verify if it succeeded balancing cultural aspects while keeping the fidelity of the program and the quality of cultural adaptation. In order to complete this evaluation, the path used was a case study, what allowed the close observation of the phenomenon and the collection of information from different sources to support this research. During this study, the national supervisor of the program was interviewed and documents with information about the implementation between the years of 2013 and 2016 were analyzed. The work analyzed was based on the checklist built. After completing this process, it was possible to evaluate the quality of the cultural adaptation of the GBG in the Elos Program, which reached the final grade 4.5, on a scale of 1 to 5. Since the program received such a high grade, it was considered very satisfactory. The implementation planning, the cultural sensitivity, the fidelity to the original program and the refinement processes were able to account for the different variables present in the model that looks for cultural adaptation.Schneider, Daniela RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaD' Tôlis, Paulo Otávio Andrade Oliveira2019-03-07T04:01:49Z2019-03-07T04:01:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis173 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf356130https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193636porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-07T04:01:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-07T04:01:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
title |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
spellingShingle |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos D' Tôlis, Paulo Otávio Andrade Oliveira Psicologia Saúde mental infantil |
title_short |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
title_full |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
title_fullStr |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
title_sort |
Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos - Construindo Coletivos |
author |
D' Tôlis, Paulo Otávio Andrade Oliveira |
author_facet |
D' Tôlis, Paulo Otávio Andrade Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schneider, Daniela Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D' Tôlis, Paulo Otávio Andrade Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Saúde mental infantil |
topic |
Psicologia Saúde mental infantil |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-03-07T04:01:49Z 2019-03-07T04:01:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
356130 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193636 |
identifier_str_mv |
356130 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
173 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651888634101760 |