A resolução de problemas em genética mendeliana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Lucio Ely Ribeiro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102825
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_213aa9ce5d2411406297998442ba966d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102825
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilvério, Lucio Ely RibeiroMaestrelli, Sylvia Regina Pedrosa2013-07-16T02:01:31Z2013-07-16T02:01:31Z20052005222418http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102825Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.A resolução de problemas é uma das estratégias de ensino mais utilizadas nas aulas de genética no Ensino Médio. Este tipo de atividade pode favorecer a compreensão da estrutura conceitual da genética e ajudar a desenvolver habilidades importantes como a interpretação de dados e a análise de procedimentos e resultados em um problema, além de competências específicas como a aplicação de algoritmos adequados na solução de um problema de genética. Embora pareça haver concordância na literatura quanto à importância desta estratégia, o que se percebe no cotidiano das aulas é que os alunos cometem muitos erros e têm dificuldades em executar esta tarefa que, em geral, ainda é usada como forma de avaliar seu conhecimento sobre este conteúdo. Com este trabalho investiguei aspectos da relação entre resolução de problemas de lápis e papel e aplicação de conceitos em genética mendeliana por alunos do Ensino Médio. O estudo foi realizado através de questionário e entrevista semi-estruturada com alunos de uma escola pública de Florianópolis-SC. As estratégias de resolução, a aplicação de conceitos envolvendo meiose, formação de gametas, localização e segregação de alelos e as dificuldades na resolução de diferentes problemas de genética foram identificados e analisados. Os resultados obtidos a partir da interação entre as respostas ao questionário e as entrevistas feitas com os alunos indicam o uso de recursos algorítmicos como a principal estratégia de resolução dos problemas, muitas vezes sem a devida compreensão sobre o contexto e o motivo para usá-los. Os resultados indicaram também que os alunos aplicam determinados conceitos básicos mais por força da memorização de suas definições do que pela compreensão de seu significado. Isto mostra que existe uma razoável distância entre os conhecimentos procedimentais e conceituais na resolução de problemas nesta área, limitando a capacidade do aluno aprender genética de forma significativa a partir desta estratégia. As dificuldades identificadas são bem diversas e poderiam ser resumidas da seguinte forma: aquelas ligadas à cognição do aluno, suas concepções alternativas e seu domínio conceitual; as que dizem respeito à maneira como o professor organiza e executa esta atividade, privilegiando determinados tipos de problemas e suas estratégias de resolução; e finalmente as dificuldades relativas à estrutura curricular e objetivos da genética no Ensino Médio. Em função disto, proponho algumas alternativas pedagógicas como forma de colaborar para maior interação entre a metodologia empregada na atividade e a proposta de problemas que associem domínio conceitual e procedimental, levando em conta os conhecimentos prévios que o aluno já possui.171 f.| ils., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino de segundo grauGeneticaEstudo e ensino (Segundo grau)A resolução de problemas em genética mendelianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL222418.pdfapplication/pdf6861444https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102825/1/222418.pdfe20e34db867803d88f307a75a6a82896MD51TEXT222418.pdf.txt222418.pdf.txtExtracted texttext/plain343612https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102825/2/222418.pdf.txt519606e38e869df4dee0bda7e749dda1MD52123456789/1028252013-08-27 17:31:28.493oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:31:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv A resolução de problemas em genética mendeliana
title A resolução de problemas em genética mendeliana
spellingShingle A resolução de problemas em genética mendeliana
Silvério, Lucio Ely Ribeiro
Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Genetica
Estudo e ensino (Segundo grau)
title_short A resolução de problemas em genética mendeliana
title_full A resolução de problemas em genética mendeliana
title_fullStr A resolução de problemas em genética mendeliana
title_full_unstemmed A resolução de problemas em genética mendeliana
title_sort A resolução de problemas em genética mendeliana
author Silvério, Lucio Ely Ribeiro
author_facet Silvério, Lucio Ely Ribeiro
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério, Lucio Ely Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
contributor_str_mv Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Genetica
Estudo e ensino (Segundo grau)
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino de segundo grau
Genetica
Estudo e ensino (Segundo grau)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T02:01:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T02:01:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102825
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 222418
identifier_str_mv 222418
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f.| ils., grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102825/1/222418.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102825/2/222418.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e20e34db867803d88f307a75a6a82896
519606e38e869df4dee0bda7e749dda1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805067659214848