Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Cláudia Regina dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102996
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_49abf5cf8d19f3283687db45994ab0d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102996
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAnjos, Cláudia Regina dosFerrari, Nadir2013-07-16T02:36:39Z2013-07-16T02:36:39Z20052005224234http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102996Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaA presente pesquisa tem por objetivo oferecer encaminhamentos que possibilitem o acesso de estudantes do ensino médio a novas formas de aprendizagem em biologia, especialmente em genética, que permitam estabelecer relações entre os conhecimentos científicos veiculados pela mídia e pela escola, os conceitos básicos desenvolvidos nas aulas de biologia e as questões cotidianas. Por conta disso, buscamos saber que conhecimentos estudantes do ensino médio possuem sobre clonagem, que relações estabelecem entre esta temática, os conceitos básicos de biologia e questões do cotidiano, bem como conhecer a opinião destes estudantes sobre a pertinência do uso do tema em aulas de biologia. Estes dados foram obtidos através da aplicação de um questionário e realização de entrevistas com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Itapema. As categorias de análise do questionário e da entrevista foram: meio formal/informal de acesso à temática, clareza conceitual, presença de obstáculos epistemológicos e determinismo genético e tecnológico, bem como relevância do tema no ensino. Os referenciais teóricos principais foram as categorias epistemológicas de Bachelard - obstáculos epistemológicos e ruptura - as categorias educacionais de Freire - dialogicidade e problematização - e ainda conhecimentos atuais sobre clonagem. Partimos do pressuposto de que a Abordagem Temática e a Metodologia Problematizadora são ferramentas importantes na orientação e elaboração de um programa de ensino que rompe com a abordagem conceitual tradicionalmente adotada nos currículos escolares e apresenta novas formas de tratar o conhecimento sistematizado. Verificamos a falta de interação entre o que se aprende na escola e o que se vive no dia-a-dia, a falta de embasamento teórico e a tendência em fazer uso de crenças e senso comum nas tomadas de decisões. Relacionamos estas dificuldades com a presença dos obstáculos epistemológicos que foi com freqüência percebido na fala dos estudantes entrevistados. Organizamos a programação de ensino baseada nos princípios conceituais da educação problematizadora de Paulo Freire, nos aproximando da quarta etapa de sua investigação temática, adaptando as idéias de Gouvêa nesta elaboração. Propomos situações didáticas por meio da metodologia dos três momentos pedagógicos.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação científica e tecnológicaBiologiaEstudo e ensino (Segundo grau)ClonagemEstudo e ensino (Segundo grau)Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224234.pdfapplication/pdf7762833https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102996/1/224234.pdf527998d6fc839478d189474d4a8c72eaMD51123456789/1029962013-07-15 23:36:39.684oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102996Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T02:36:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
title Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
spellingShingle Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
Anjos, Cláudia Regina dos
Educação
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Clonagem
Estudo e ensino (Segundo grau)
title_short Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
title_full Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
title_fullStr Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
title_full_unstemmed Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
title_sort Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
author Anjos, Cláudia Regina dos
author_facet Anjos, Cláudia Regina dos
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Cláudia Regina dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferrari, Nadir
contributor_str_mv Ferrari, Nadir
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Clonagem
Estudo e ensino (Segundo grau)
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino (Segundo grau)
Clonagem
Estudo e ensino (Segundo grau)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T02:36:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T02:36:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102996
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 224234
identifier_str_mv 224234
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102996/1/224234.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 527998d6fc839478d189474d4a8c72ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805467002044416