Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Flavia
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88071
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_217199b89398631641b0d44f510bfd14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88071
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatroEducaçãoCriançasFlorianopolis (SC)PercepçãoEspaços públicosFavelasAspectos sociaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Essa dissertação tem como objetivo principal analisar, por meio da experiência com o teatro, as apropriações que as crianças da 'favela' Vila Aparecida fazem do espaço urbano em que vivem. Considero o espaço urbano capitalista como um lugar onde ocorrem as interações humanas, apresento dados que revelam características de alguns conceitos complexos como: espaço urbano, 'favela' e favelado. Assim como, aspectos referentes aos grupos de classe que produzem tal espaço capitalista. A pesquisa mostra a influência da urbanização a partir do século XX, em Florianópolis/SC, demonstrando suas conseqüências, no âmbito da pobreza; favelização e violência urbana. Nesse estudo, explicito aspectos históricos do surgimento da 'favela' Vila Aparecida. Faço uma breve apreciação da localização e da situação da área frente às políticas públicas existentes. Com o material coletado, agreguei dados para vislumbrar os aspectos da composição espacial, cultural, social e econômica deste espaço. Trago também, aspectos sobre o "Projeto Família Saudável", instituição onde se deu a empíria do presente estudo. Abrange a estrutura física/administrativa até o perfil das crianças atendidas e suas respectivas famílias. No final do trabalho, considero as oficinas do teatro como um instrumento de coleta de dados em pesquisas sociais. Com as peças criadas pelas crianças analiso as apropriações que as mesmas fazem sobre o espaço urbano da 'favela'.Florianópolis, SCMeksenas, PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaWagner, Flavia2012-10-22T05:19:44Z2012-10-22T05:19:44Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf204267http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:14:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:14:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
title Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
spellingShingle Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
Wagner, Flavia
Educação
Crianças
Florianopolis (SC)
Percepção
Espaços públicos
Favelas
Aspectos sociais
title_short Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
title_full Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
title_fullStr Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
title_full_unstemmed Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
title_sort Apropriações: o saber infantil sobre o espaço urbano da favela por meio do teatro
author Wagner, Flavia
author_facet Wagner, Flavia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meksenas, Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crianças
Florianopolis (SC)
Percepção
Espaços públicos
Favelas
Aspectos sociais
topic Educação
Crianças
Florianopolis (SC)
Percepção
Espaços públicos
Favelas
Aspectos sociais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T05:19:44Z
2012-10-22T05:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 204267
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88071
identifier_str_mv 204267
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366672560128